From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Funai conclui instalação e revitalização de placas de identificação e aumenta proteção das TIs Karajá de Aruanã (GO)

20/01/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) concluiu em dezembro de 2024 o processo de instalação e revitalização das placas de identificação nas Terras Indígenas (TIs) Karajá de Aruanã I, II e III, no estado de Goiás. O objetivo é reforçar a proteção territorial para assegurar a preservação ambiental e a segurança das comunidades que vivem nas TIs, localizadas no município de Aruanã. A iniciativa beneficia diretamente cerca de 200 indígenas do povo Iny (Karajá). Ribeirinhos e pescadores que convivem nas áreas limítrofes também são favorecidos.

Com a conclusão dessa primeira etapa, teremos maior segurança nos limites das Terras Indígenas, além de facilitar ações de fiscalização e gestão territorial.Francisco Oliveira, coordenador técnico local da Funai em Goiânia
A demarcação visível dos limites das áreas protegidas contribui para prevenir conflitos relacionados à ocupação territorial, facilita a atuação integrada de órgãos de segurança pública e fortalece a convivência harmônica entre comunidades indígenas e populações vizinhas. A revitalização das placas também desempenha um papel fundamental no combate a práticas ilegais, como caça, pesca e exploração madeireira e contribui para a proteção dos territórios durante o período de queimadas, mais frequentes no segundo semestre.

Iniciado em 2024, o projeto de plaqueamento é fruto de articulações entre a Funai, por meio da Coordenação Técnica Local em Goiânia (CTL-GYN), lideranças indígenas e colaboradores locais, incluindo indígenas auxiliares que participaram ativamente da execução das atividades.

Além de reforçar a proteção territorial, as novas placas também ampliam a conscientização sobre a importância de respeitar os limites e as especificidades das Terras Indígenas. Para o coordenador técnico local da Funai em Goiânia, Francisco Oliveira, a instalação e revitalização das placas é um passo fundamental para a promoção e proteção dos povos indígenas que vivem na região.

"Com a conclusão dessa primeira etapa, teremos maior segurança nos limites das Terras Indígenas, além de facilitar ações de fiscalização e gestão territorial. A Funai reafirma seu compromisso em articular com parceiros e órgãos locais para assegurar o cumprimento da legislação vigente e promover políticas públicas que fortaleçam a proteção dos territórios ", afirma.

A segunda etapa do projeto, prevista para 2025, incluirá a criação de barreiras naturais, como aceiros para controle de queimadas, e o fortalecimento de ações educativas voltadas às comunidades locais e às populações vizinhas. O assistente técnico da CTL da Funai em Goiânia, Haroldo Resende, explica a importância das ações que serão implementadas neste ano.

"Esse trabalho é essencial para a preservação ambiental e cultural das Terras Indígenas, além de evitar conflitos e promover uma convivência mais harmônica com as populações vizinhas. É uma ação concreta da Funai em seu compromisso de garantir a integridade e os direitos dos povos originários", destaca.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-conclui-instalacao-e-revitalizacao-de-placas-de-identificacao-e-aumenta-protecao-das-tis-karaja-de-aruana-go
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source