From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Governo Federal discute projetos voltados à soberania alimentar e à educação na Terra Indígena Yanomami

29/01/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participou nesta quarta-feira (29) de reunião com outros órgãos do Governo Federal para tratar da continuidade da implementação de projetos na Terra Indígena Yanomami (TIY). O encontro contou também com representantes da Casa Civil, do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR). A reunião faz parte do esforço integrado do Governo Federal para devolver a autonomia aos povos Yanomami e Ye'kwana, afetados pelo garimpo ilegal na região.

Em 2024, órgãos do Governo Federal, dentre os quais a Funai, receberam crédito extraordinário para executar ações de emergência voltadas aos povos da TIY. Os projetos visam a assegurar soberania e segurança alimentar, avançar na implementação de políticas públicas de educação, infraestrutura comunitária, bem como recuperar o modo de vida das comunidades prejudicadas pela atividade criminosa do garimpo na região. Como orientadora da política indigenista, cabe à Funai acompanhar as propostas para que sejam implementadas com a participação dos povos indígenas, respeitando suas particularidades.

Funai e órgãos parceiros avançam nos projetos de soberania alimentar e nutricional com lideranças da TI Yanomami

Em todas as ações implementadas na TIY, os povos Yanomami e Ye'kwana são consultados, assim como as organizações indígenas do Amazonas e de Roraima, seguindo o Protocolo de Consulta aos Yanomami e Ye'kwana. O instrumento foi criado pelos próprios indígenas para estabelecer um diálogo com o Estado brasileiro. Ouvir os povos indígenas, respeitando suas particularidades, é fundamental para a elaboração e implementação de projetos efetivos voltados ao enfrentamento à crise.

Desintrusão
Cerca de 3.536 operações de combate ao garimpo na Terra Indígenas Yanomami foram realizadas pelo Governo Federal somente em 2024, consolidando a retirada dos invasores. No total, só no ano passado, foram realizadas 19.365 abordagens, resultando em 2.516 autuações, 229 notificações emitidas e 159 prisões, atingindo diretamente as redes criminosas.

As multas aplicadas somaram R$ 11,4 milhões. As ações também causaram um prejuízo acumulado de R$ 267 milhões ao garimpo ilegal, enfraquecendo significativamente a logística das atividades.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/governo-federal-discute-projetos-voltados-a-soberania-alimentar-e-a-educacao-na-terra-indigena-yanomami
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.