From Indigenous Peoples in Brazil

News

Polícia Federal reprime extração ilegal de madeira na Terra Indígena Kayapó com apoio da Funai

28/02/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Quatro caminhões, dezenas de toras de madeira e dois aparelhos de celular foram apreendidos na Terra Indígena (TI) Kayapó, no município de Cumaru do Norte (PA), em ação conjunta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e da Polícia Federal. A Operação Excelsa, deflagrada na quinta-feira (27), teve como objetivo reprimir crimes ambientais voltados à exploração de florestas protegidas na TI Kayapo. A atividade se insere nas medidas precursoras à desintrusão da TI Kayapó, prevista na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 709, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Dos quatro caminhões, três estavam carregados com toras de castanheira, cedro e cumaru extraídas ilegalmente da TI. Uma pessoa foi conduzida à delegacia e foi liberada em seguida. Segundo a PF, os três caminhões apreendidos foram flagrados saindo da terra indígena com destino a madeireiras de Cumaru do Norte. Em duas madeireiras foram encontradas dezenas de toras, possivelmente castanheiras, e madeira serrada pronta para transporte, sem funcionários presentes.

Em outra madeireira, havia grande quantidade de toras, centenas de metros cúbicos de madeira serrada e um caminhão sendo carregado, possivelmente com tábuas de castanheira. No referido estabelecimento a responsável estava no local no momento da abordagem policial. Os responsáveis pelas madeireiras foram identificados, mas as investigações prosseguem visando a identificação e responsabilização dos compradores da madeira serrada.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/policia-federal-reprime-extracao-ilegal-de-madeira-na-terra-indigena-kayapo-com-apoio-da-funai
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source