From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

PR: Iminência de conflito agrário entre latifúndio e indígenas Kaingang na Aldeia Serrinha

07/03/2025

Fonte: A Nova Democracia - https://anovademocracia.com.br



Lideranças da retomada da Fazenda Tamarana, hoje conhecida como Aldeia Serrinha e parte da Terra Indígena (TI) Apucaraninha, estão sendo alvo de invasões do latifúndio em conluio com a Justiça do Paraná. Uma medida de reintegração de posse prevista para o dia 21/2 foi emitida em favor do latifundiário local, mas foi contestada pela defesa dos Kaingang. O grande fazendeiro insiste em plantar em terras indígenas mesmo com o processo ainda em disputa. A aldeia conta com cerca de 300 famílias Kaingang.

A retomada da Fazenda Tamara data de setembro de 2023, mas é apenas a última de uma longa série de lutas que remonta até 1995, quando o Governo do Paraná reconheceu 6,3 mil hectares como território Kaingang. O acesso real à terra, porém, nunca se concretizou.

A primeira grande ocupação se deu em 2017, quando cerca de 200 Kaingang retomaram a sede da Fazenda Tamarana, localizada dentro da TI, e advogaram pela produção de um relatório da FUNAI, que reafirmou o direito dos indígenas à terra. Os Kaingang desocuparam a fazenda sob promessa de que receberiam parte das terras, o que nunca aconteceu. Em junho de 2023, cansados de esperar, os indígenas bloquearam a PR-445 com uma barricada em chamas em protesto contra o Marco Temporal, e em setembro realizaram a última retomada da Fazenda Tamarana, na qual vivem até o momento e ficou conhecida como Aldeia Serrinha.

Em fevereiro deste ano, a Justiça do Paraná deu parecer favorável à reintegração de posse pelo latifúndio, ignorando as múltiplas comprovações emitidas pelo Governo Federal de que o território pertence aos Kaingang. A defesa dos indígenas contestou o processo, mas o latifundiário de Tamarana, Eucler Alcântara Ferreira, tem a intenção de realizar plantações dentro da TI.

Ligações do latifúndio local
Segundo a Sociedade Rural do Paraná, entidade representante de latifundiários, Eucler Ferreira foi no dia 18 de fevereiro a Brasília para requerer ajuda da Frente Parlamentar do Agro (FPA). O convite foi feito pelos deputados Pedro Lupion (PR) e Alceu Moreira (RS), sendo o último presidente da Fundação Ulysses Guimarães e da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel e o primeiro presidente da própria FPA e responsável de relações institucionais do grupo paramilitar Invasão Zero, responsável por vários assassinatos de camponeses e demais crimes contra o povo brasileiro.

https://anovademocracia.com.br/pr-iminencia-de-conflito-agrario-entre-latifundio-e-indigenas-kaingang-na-aldeia-serrinha/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source