From Indigenous Peoples in Brazil

News

Comissão da ONU aprova resolução do Brasil que reconhece impacto do tráfico no meio ambiente

14/03/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Comissão da ONU aprova resolução do Brasil que reconhece impacto do tráfico no meio ambiente
Resolução recebeu 48 votos a favor e 2 contrários, dos Estados Unidos e da Argentina

Raquel Lopes

14/03/2025

A Comissão de Entorpecentes da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou nesta sexta-feira (14) uma resolução inédita que reconhece os impactos ambientais das atividades ilícitas relacionadas às drogas.

Proposto pelo Brasil, França e Marrocos, o documento destaca a necessidade de enfrentar esses impactos e suas causas, incentivando os países a integrarem a proteção ambiental em suas políticas antidrogas.

A resolução foi aprovada com 48 votos a favor e 2 contrários, dos Estados Unidos e da Argentina. A votação ocorreu na Áustria, durante a sessão da Comissão de Entorpecentes da ONU.

Segundo Marta Machado, secretária Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, a resolução é histórica por ser a primeira a abordar a conexão entre drogas e meio ambiente.

"Embora alguns estudos estejam mostrando a convergência de narcotráfico e crimes ambientais, as duas agendas não estavam conectadas e os campos não estavam se conversando, então a resolução também tem uma importância para chamar atenção para a necessidade de olhar para a convergência de crimes e traçar estratégias conjuntas", disse.

Essa decisão destaca que o tráfico e a produção de drogas vão além das questões de segurança e saúde, mas pode causar graves danos ambientais e às comunidades locais, incluindo povos indígenas.

As resoluções da comissão não têm caráter vinculante, por serem classificadas como "soft law", mas viram diretrizes que os países devem seguir e implementar. Dessa forma, exercem influência sobre legislações nacionais, tratados internacionais e decisões futuras da ONU.

Além disso, ao aprovar essa resolução, os Estados-membros demonstram um compromisso político com o avanço da pauta, o que pode gerar pressão internacional e atrair incentivos financeiros para a implementação de projetos ambientais e sociais.

A resolução ainda incentiva os Estados-membros a adotarem políticas que previnam impactos ambientais e à saúde humana causados por atividades ilícitas relacionadas a drogas, evitando o uso de produtos químicos prejudiciais.

Também recomenda medidas para combater a conexão entre essas atividades e crimes ambientais, como a lavagem de dinheiro.

A resolução destaca a importância de apoiar pesquisas científicas sobre os impactos ambientais dessas atividades, incluindo dados desagregados por idade e gênero, para o desenvolvimento de políticas sustentáveis.

Além disso, sugere estabelecer procedimentos seguros para o manuseio de substâncias químicas e promover estratégias transfronteiriças para enfrentar os impactos ambientais.

https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2025/03/comissao-da-onu-aprova-resolucao-do-brasil-que-reconhece-impacto-do-trafico-no-meio-ambiente.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source