From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Cartilha com brincadeiras e jogos dos povos indígenas Apinajé é lançada no Tocantins

24/03/2025

Fonte: Portal Amazonia - https://portalamazonia.com



O livro 'O Ensino de Brincadeiras e Jogos dos Povos Indígenas Apinajé', de Miller Sorato Amorim de Souza e Ruhena Kelber Abrão, foi desenvolvido no âmbito do mestrado profissional em Educação Física (Proef) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e aborda a importância dos jogos e brincadeiras dos povos indígenas, especialmente dos Apinajé, como fortes aliados no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física.

Na cartilha, os autores exploraram algumas dessas atividades, mostrando como podem ser inseridas nas aulas, com o objetivo de ajudar os professores a levar conteúdos que, além de divertidos, ajudam os alunos a conhecer e respeitar a cultura indígena.

Além disso, o material oferece dicas práticas para que os educadores possam adaptar as dinâmicas a diferentes faixas etárias e contextos escolares.

Os jogos e brincadeiras tradicionais dos Apinajé, habitantes do estado do Tocantins, não são apenas formas de diversão, mas ferramentas educacionais essenciais para o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças. Essas práticas culturais ajudam a preservar e valorizar a tradição indígena, transmitindo saberes ancestrais e mantendo viva a identidade cultural desse povo.

A obra busca incentivar o aprendizado da cultura indígena não como uma obrigação curricular, mas como uma oportunidade de enriquecer a formação dos alunos.

https://portalamazonia.com/educacao/cartilha-jogos-indigenas-to/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.