From Indigenous Peoples in Brazil

News

Indígenas denunciam violência de agentes da Guarda Municipal de Manaus

26/03/2025

Autor: Jadson Lima

Fonte: Agencia Cenarium - https://agenciacenarium.com.br



Indígenas denunciaram à CENARIUM violência praticada por agentes da Guarda Municipal durante uma ação, realizada na tarde desta quarta-feira, 26, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), contra um suposto crime ambiental, de acordo com um representante da pasta no local. A operação foi realizada na comunidade indígena Kadosh Tupã, localizada no bairro Tarumã-Açu, na Zona Oeste de Manaus.

Vídeos enviados à reportagem mostram agentes da Guarda Municipal usando spray de pimenta contra os indígenas que moram no local. "[Eles estão] jogando spray de pimenta no pessoal que está aqui na rua, ó. Olha o que eles estão fazendo", afirma uma mulher, não identificada, que gravou a ação. Os agentes da Guarda Municipal estão armados, de acordo com as imagens às quais a CENARIUM teve acesso.

Em outro vídeo, uma mulher, não identificada, afirma que os agentes impediram as pessoas de entrar no espaço para pegar seus filhos que estavam no local. "Não deixaram as mães irem pegar as crianças e as crianças vieram na mão da polícia, ó. A polícia não deixou a gente entrar", diz em trecho da gravação.

Além disso, de acordo com o relato de indígenas que estão no local e realizam protestos, homens encapuzados estão os impedindo de entrar na comunidade. Segundo as informações, eles estariam armados e teriam atingido uma pessoa com arma de fogo. Os indígenas afirmam que eles não são da Guarda Municipal, porque não estavam fardados.

A CENARIUM procurou a Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semseg), responsável pela segurança da área, para obter informações sobre a ação no local. A reportagem questionou se há algum mandado de reintegração de posse para a área.

Nota da Prefeitura de Manaus
"A Prefeitura de Manaus informa que atuou, nesta quarta-feira, 26/3, em ação de combate a um crime ambiental na Área de Proteção Ambiental (APA Tarumã Ponta Negra). Em ação integrada, equipes designadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) se deslocaram até o local para identificar e notificar ocorrências de desmatamento e queimada. Ao chegar, constataram que os danos já haviam sido executados na área florestal, incluindo a matança de animais silvestres, fato que agrava a situação ambiental.

De imediato, foi realizada a notificação formal da ocorrência. A operação contou com a atuação conjunta do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), da Guarda Municipal, da Defesa Civil e Semmasclima.

A presença da Guarda Municipal ocorreu exclusivamente a pedido das secretarias competentes, com o objetivo de garantir a segurança dos agentes públicos durante a apuração da denúncia. A Guarda Municipal não participou da ação de demolição, mantendo uma postura pacífica e de contenção, agindo apenas para preservar a ordem e a segurança de todos os envolvidos.

É importante reforçar que a Guarda Municipal não realiza ações de reintegração de posse, não tendo qualquer competência para executar remoções ou demolições, cabendo-lhe apenas o suporte às ações dos órgãos responsáveis e a preservação da ordem pública. Os agentes também informaram que irão encaminhar à Polícia Militar os relatos envolvendo a demolição das residências por pessoas não autorizadas e reforçará, junto à população, ações de orientação sobre os riscos e ilegalidades relacionados à ocupação irregular de áreas públicas.

A prefeitura reafirma seu compromisso com a legalidade, a proteção ambiental e a garantia dos direitos de todos os cidadãos, atuando sempre em parceria com os órgãos competentes e dentro dos princípios da ordem pública."

https://agenciacenarium.com.br/indigenas-denunciam-violencia-de-agentes-da-guarda-municipal-de-manaus/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source