From Indigenous Peoples in Brazil

News

Guarani e português se encontram em curta sobre identidade indígena

19/02/2025

Autor: Thailla Torres

Fonte: Campo Grande News - campograndenews.com.br



O curta-metragem de animação + Forte estreia no dia 27 de fevereiro, às 19h, no YouTube. Com uma abordagem voltada para o público infantil, a produção resgata memórias indígenas e propõe uma reflexão sobre identidade, resistência e diversidade cultural.

A história tem como ponto de partida a aldeia indígena Paraguaçu, em Paranhos, na fronteira entre Brasil e Paraguai. A região, historicamente marcada por disputas territoriais, é também um espaço de memória e ancestralidade. A narrativa do filme é inspirada em relatos orais dos anciãos da aldeia, registrados em uma pesquisa acadêmica da Unicamp.

Um dos destaques da animação é a valorização da oralidade indígena. A voz do avô da protagonista, que transmite os ensinamentos ancestrais, é interpretada por um indígena da aldeia e apresentada em Guarani. O bilinguismo do curta reforça a importância da preservação das línguas originárias e amplia seu impacto dentro da própria comunidade.

A trama acompanha uma jovem indígena que, ao enfrentar o primeiro dia de aula fora da aldeia, é alvo de preconceito ao levar uma comida típica para o lanche. Diante do sentimento de isolamento, ela encontra apoio na sabedoria do avô, que a ajuda a enxergar sua cultura como um símbolo de força.

Após a exibição online, o filme será apresentado em Amambai e Campo Grande e exibido gratuitamente na TVE. Além disso, será doado para a Secretaria de Educação de Paranhos para ser utilizado como material pedagógico. O curta conta com recursos de acessibilidade, incluindo Libras, legendas descritivas e audiodescrição.

A direção, produção e roteiro é de Ara Martins.

https://www.campograndenews.com.br/lado-b/artes-23-08-2011-08/guarani-e-portugues-se-encontram-em-curta-sobre-identidade-indigena
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source