From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

RECONHECIMENTO: Governo federal implementará o Plano Nacional de Culturas Indígenas

13/05/2025

Fonte: Rondonia Ao Vivo - https://www.rondoniaovivo.com



"É impossível viver em um país que desconsidera e desvaloriza os ativos, sentimentos, colaborações e direitos dos povos originários", afirmou a ministra Margareth Menezes

As ministras da Cultura, Margareth Menezes, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, assinaram um Protocolo de Intenções para executar esta iniciativa. O documento também fortalece e integra iniciativas que já vem sendo realizadas por ambas as pastas, como a organização do III Fórum Nacional de Culturas Indígenas e o Encontro de Escritores Indígenas, eventos previstos para o segundo semestre de 2025.

O protocolo foi assinado na sexta-feira (9) durante a 4ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI), em Brasília.

Na solenidade, Margareth Menezes destacou a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que garante aos povos indígenas 10% das vagas em editais realizados pelos estados, Distrito Federal e municípios com recursos federais. Reafirmou ainda o compromisso do Ministério com a valorização da diversidade cultural do Brasil.

A ministra pontuou ser impossível viver em um país que desconsidera e desvaloriza os ativos, sentimentos, colaborações e direitos dos povos originários.

"Então, é mais do que uma missão do Ministério da Cultura, é uma questão de honra a gente, nesse momento, tendo o recurso poder implementar essas políticas. Com esse protocolo de intenções, o Ministério dos Povos Indígenas e o Ministério da Cultura vão concretizar e materializar mais ainda as ações que já estão acontecendo. Existem portas abertas em várias ações do Ministério da Cultura", afirmou Margareth Menezes.


A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara destacou que a cultura indígena é ancestral, viva e dinâmica. Está nos campos, nas culturas, nos saberes, nas histórias, nas sementes, na língua falada e na forma como nos relacionamos com a terra.

"Cultura, para os povos indígenas, não é apenas uma expressão, é existência. E reconhecer essa existência com dignidade é papel do Estado brasileiro. O protocolo que firmamos hoje é muito mais do que um documento. É um compromisso político com a proteção e a promoção das expressões culturais dos povos indígenas", destacou a ministra.


Em relação ao Plano Nacional de Culturas Indígenas, Sônia Guajajara explicou que se trata de uma demanda histórica dessa população.

Criação GT

Para contribuir com a elaboração de uma proposta para o Plano Nacional das Culturas Indígenas, está prevista a instituição de um Grupo de Trabalho (GT) composto por unidades e entidades vinculadas ao MinC, ao MPI e de representantes de organizações indígenas.

O colegiado prevê metodologias participativas para construção do Plano garantindo o protagonismo dos próprios povos indígenas na definição de estratégias, prioridades e formas de implementação, em conformidade com a Convenção no 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Esse dispositivo assegura o direito à identidade cultural, às práticas e instituições próprias dos povos indígenas, e à participação na formulação e implementação de políticas públicas que lhes digam respeito.

https://www.rondoniaovivo.com/noticia/cultura/2025/05/13/reconhecimento-governo-federal-implementara-o-plano-nacional-de-culturas-indigenas.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source