From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Coordenadores da Funai no Nordeste, MG e ES apresentam propostas de melhorias das suas atividades aos dirigentes da autarquia

15/05/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



O I Encontro Regional da Funai Nordeste, MG e ES se encerrou nesta quinta-feira (15) com a apresentação de propostas de melhorias das atividades desenvolvidas pelas Coordenações Regionais (CRs) e Coordenações Técnicas Locais (CTLs) da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) que atuam na região Nordeste e nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. As propostas serão analisadas pela Diretoria Colegiada (Dircol) da Funai para os devidos encaminhamentos.

No evento, as CRs e as CTLs apresentaram as atividades realizadas e seus principais desafios no atendimento aos povos indígenas. Os dirigentes da Funai de Brasília tiraram dúvidas dos participantes e prestaram orientações sobre os fluxos de trabalho. Demais temas abordados foram relacionados à situação fundiária das terras indígenas localizadas na região, Selo Indígena, assessoria jurídica, acesso a direitos sociais, orçamento da instituição, entre outros.

Além de dirigentes da sede da Funai de Brasília e equipe técnica, também participou do encontro, o coordenador de Administração substituto, do Museu/Funai, Israel Licurgo Leal. O encontro é uma realização da Funai com apoio do Instituto Internacional de Educação no Brasil (IEB), a partir de projeto aprovado junto com a organização Nia Tero.

Esse é o primeiro evento realizado de forma regionalizada com a participação de CRs e CTLs do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo. Desde 2023, a Funai tem promovido encontros nacionais com as 39 CRs e Frentes de Proteção Etnoambiental (FPEs). As FPEs são unidades que atuam na proteção de indígenas isolados e de recente contato. A realização do atual encontro é a concretização de uma das propostas apresentadas pelos coordenadores nos encontros anteriores.

Autonomia indígena
Foi reforçado sobre a importância da Resolução Conjunta no 12/2024 como um avanço para autonomia e autodeterminação dos povos indígenas em relação ao pertencimento étnico. Entre outros dispositivos, a norma assegura o direito ao nome indígena e traz o fim da exigência do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) e da presença da Funai para comprovar informações apresentadas por indígenas. Clique aqui e saiba mais.

A presidenta Joenia Wapichana informou aos coordenadores que vai verificar junto à Dircol medidas para conscientizar os órgãos que continuam exigindo comprovação de pertencimento étnico para que aceitem a declaração dos próprios indígenas. "Vamos ter que reeducar os órgãos que a tutela dos povos indígenas acabou com a promulgação da Constituição Federal de 1988", reiterou.

Direitos indígenas
O gerente-executivo substituto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em João Pessoa, Hildo Barbosa, participou do último dia da programação, nesta quinta-feira, e conversou com os coordenadores da Funai sobre a importância da atuação conjunta entre as duas instituições para garantir o acesso dos povos indígenas aos direitos previdenciários.

"Assim como trabalhamos para reconhecer e promover os direitos do trabalhador, a Funai também tem essa missão de proteger e promover os direitos dos povos indígenas. O INSS compartilha dessa missão. Somos parceiros que sempre podemos conversar, alinhar e fazer a nossa missão acontecer", frisou Barbosa.

Fortalecimento institucional
Representando o Ministério dos Povos Indígenas (MPI), o secretário Nacional de Articulação e Promoção dos Direitos Indígenas substituto, Uilton Tuxá, participou na quarta-feira (14), segundo dia de programação. Ele destacou a importância do evento como um momento histórico para o fortalecimento institucional da Funai. "Fazer um diálogo, uma reflexão sobre a situação das regionais, é muito importante. A Funai está no caminho certo. Ela deu um salto, mas os desafios são muitos", frisou.

A coordenadora regional do Baixo São Francisco, Fabiana Santiago, é indígena do povo Kiriri, da Bahia. Ela assumiu há poucos dias a função de coordenadora da unidade, localizada no município de Paulo Afonso (BA), e avaliou o evento como oportuno para as suas atividades. "Esse encontro proporcionou uma troca de experiência e diálogo muito gratificante para que a gente possa avançar nas nossas demandas e ações. E é uma nova reestruturação da Funai que está acontecendo", verificou.

Anfitrião do evento, o coordenador regional da Funai em João Pessoa, Eugênio Herculano, indígena do povo Potiguara, recepcionou os participantes, participou das atividades e debates e falou de suas impressões sobre o evento. "Isso tudo faz enriquecer mais ainda a nossa cultura e a nossa gestão. O estado da Paraíba se sente muito orgulhoso de sediar esse evento, assim como os povos indígenas se sentem representados", avaliou.

Maria de Fátima Cavalcante é a primeira mulher a assumir a posição de chefe da CTL Delmiro Gouveia (AL), vinculada à CR Nordeste I, que atende indígenas de parte de Alagoas e Pernambuco. Para ela, o encontro foi um dos mais importantes já realizados pela Funai. "Eu trabalho com cinco povos indígenas e a gente tem uma dificuldade imensa de se encontrar enquanto regional, que dirá em um encontro numa dimensão dessa. Que a partir de hoje, a Funai possa pensar em vários momentos para a gente se fortalecer e enfrentar os desafios que existem no nosso Nordeste e em todo o Brasil", sugeriu.

O chefe da CTL Carmésia (MG), Rudson Madureira, unidade vinculada à CR Minas Gerais e Espírito Santo, também foi um dos participantes que considerou a iniciativa inédita. "Estou me sentindo valorizado por estar aqui com a presença da presidenta e demais diretorias da Funai nesse espaço aberto ao diálogo e troca de experiências com outras coordenações locais e outros povos", avaliou.

Coordenações Regionais
As Coordenações Regionais compõem a estrutura organizacional da Funai desde 2009 - são 39 no total. São unidades situadas nas cinco regiões do país. As principais competências das CRs são: coordenar, implementar e monitorar as ações de proteção territorial e a promoção dos direitos socioculturais dos povos indígenas; implementar ações de promoção ao desenvolvimento sustentável, etnodesenvolvimento e proteção social dos povos indígenas; e preservar e promover a cultura indígena. Também compete às CRs a representação política e social da Presidência da Funai em suas unidades locais.

Coordenações Técnicas Locais
As Coordenações Técnicas Locais (CTLs) estão vinculadas às Coordenações Regionais e às 11 Coordenações de Frentes de Proteção Etnoambiental (CFPEs) para atendimento aos povos indígenas. São 225 subordinadas às CRs e 15 ligadas às CFPEs.

As principais atribuições das CTLs são: fazer a interlocução com instâncias governamentais para o acesso dos povos indígenas a direitos sociais; planejar e implementar ações de promoção e proteção dos direitos sociais dos povos indígenas, de etnodesenvolvimento e de proteção territorial; implementar ações para a preservação e a proteção do patrimônio cultural indígena.

É por meio das CRs e CTLs que a Funai se faz presente nas terras indígenas e planeja a implementação de ações em diálogo e consulta prévia às comunidades.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/coordenadores-da-funai-no-nordeste-mg-e-es-apresentam-propostas-de-melhorias-das-suas-atividades-aos-dirigentes-da-autarquia
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source