From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Senasp lança Curso Nacional de Atendimento aos Povos Indígenas

14/05/2025

Fonte: MJ - https://www.gov.br/mj/pt-br/



Senasp lança Curso Nacional de Atendimento aos Povos Indígenas
Iniciativa vai preparar policiais militares, policiais civis e bombeiros militares para atuar na proteção dos direitos dessas populações e de seus territórios


Brasília, 14/05/2025 - Profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) participaram, nesta quarta-feira (14), da cerimônia de lançamento do Curso Nacional de Atendimento aos Povos Indígenas. A solenidade ocorreu no Auditório Tancredo Neves, no Palácio da Justiça, em Brasília (DF).

Eles serão capacitados para aperfeiçoar a atuação na proteção dos direitos dessas comunidades e de seus territórios. O objetivo é fortalecer políticas de segurança pública que incorporem a diversidade étnico-cultural dessas populações e as especificidades da criminalidade que podem afetar essas comunidades.

A iniciativa é da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). "A qualificação dos profissionais é fundamental quando falamos de segurança pública. Este curso terá a responsabilidade de multiplicar conhecimento e tocar pessoas que precisam ser sensibilizadas com a realidade dos povos indígenas", destacou o titular interino da pasta, Rodney da Silva, durante a solenidade.

A ideia de promover o curso surgiu diante da crescente violência enfrentada pelos povos indígenas e a complexidade dos crimes que acontecem nos seus territórios, como grilagem, extração ilegal de madeira, garimpo ilegal e tráfico de drogas. Outra finalidade da formação será assegurar a proteção de pessoas indígenas em situação de vulnerabilidade ainda mais agravada, como crianças, adolescentes e mulheres.

"Esperamos que sejam dias de trocas bastante produtivas, para que essa iniciativa possa ajudar a construir uma segurança pública cada vez mais inclusiva, que assegure os direitos das populações indígenas e a segurança em seus territórios", declarou a diretora de Ensino e Pesquisa da Senasp, Michele dos Ramos.

O curso tem 80h/a e ocorre de forma presencial, em Brasília, até 23 de maio. A turma é formada por 40 policiais militares, policiais civis e bombeiros militares que integram o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Presente no lançamento do curso, nesta quarta-feira, a titular da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), Marta Machado, disse que pensar em uma formação específica para o atendimento a povos indígenas demonstra o compromisso com uma visão de segurança pública cidadã e de respeito aos direitos humanos. "É maravilhoso imaginar profissionais de segurança pública tendo essa capacitação e realmente atuando como aliados dos povos indígenas nos territórios", disse.

Conteúdos

A formação vai preparar os profissionais para trabalhar de forma integrada com as comunidades indígenas e na proteção dos seus direitos. Também demonstrará para os participantes quais são os procedimentos adequados que agentes de segurança pública devem adotar em relação à investigação, prevenção e fiscalização de situações nesses territórios.

Na grade curricular há disciplinas que abordam, por exemplo, aspectos sociais e antropológicos, proteção dos territórios, direito indigenista, direitos humanos e direitos das crianças e adolescentes.

A expectativa é que os conflitos provocados pela atuação policial diminuam, os índices de criminalidade nas áreas indígenas sejam reduzidos e a confiança das comunidades indígenas com as forças de segurança aumente.

Atualmente, a maior parte das missões e do efetivo da Força Nacional de Segurança Pública está em territórios indígenas. "É um assunto em que, realmente, nós precisamos estar inseridos, precisamos entender e conhecer para poder oferecer segurança com qualidade e com apreço ao ser humano", disse o diretor da Força Nacional, Fernando Medeiros.

Após a cerimônia de lançamento, o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena, ministrou a aula magna do Curso Nacional de Atendimento aos Povos Indígenas.

A solenidade também contou com a presença da representante da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, Danielle Brasileiro; da procuradora-chefe da Procuradoria Nacional da Defesa do Clima e do Meio Ambiente da Advocacia- Geral da União, Mariana Barbosa Cirne; e do diretor da Amazônia e Meio Ambiente da Polícia Federal, Humberto Freire.

https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/senasp-lanca-curso-nacional-de-atendimento-aos-povos-indigenas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source