From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Fake news é usada para defender projeto do licenciamento ambiental, diz ex-presidente do Ibama

11/07/2025

Fonte: FSP - https://www1.folha.uol.com.br/



Fake news é usada para defender projeto do licenciamento ambiental, diz ex-presidente do Ibama
Suely Araújo nega haver 30 mil normas no Brasil sobre o tema

11/07/2025

João Gabriel

O argumento de que hoje existem 30 mil normas de licença ambiental no Brasil e que é necessário enxugá-las é uma falácia, segundo Suely Araújo, ex-presidente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e coordenadora de políticas do Observatório do Clima.

Este é uma das alegações usadas por defensores do projeto que flexibiliza e simplifica o licenciamento ambiental para defender a proposta, que deve ser votada na Câmara dos Deputados na próxima semana.

"É, na verdade, uma distorção dos dados e pode ser classificada como fake news", diz Araújo.

Ela afirma que a origem desse dado é uma nota de rodapé que consta em relatório de 2013 da CNI (Confederação Nacional da Indústria), que menciona "mais de 27 mil normas federais e estaduais de meio ambiente", em referência a um levantamento feito por uma empresa de consultoria.

"No entanto, o número apresentado inclui todos os atos jurídicos relacionados à política ambiental da União, dos 27 Estados e do Distrito Federal -e não apenas aqueles específicos sobre o licenciamento ambiental. O levantamento considera normas de toda a legislação ambiental, abrangendo inclusive atos administrativos sem força normativa, como portarias que instituem grupos de trabalho", continua Araújo.

"Portanto, a repetida menção às '30 mil normas de licenciamento' não encontra respaldo técnico ou jurídico e contribui para desinformar o debate público sobre a complexidade do sistema de licenciamento no país", completa.

Araújo integra o grupo de ambientalistas que é diametralmente contrário ao projeto, assim como a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

Já o agronegócio, a indústria e pastas do governo Lula (PT) -como Casa Civil, Agricultura, Transportes e Minas e Energia- são favoráveis.

A proposta simplifica as regras de licenciamento ambiental no Brasil e aumenta penas para quem descumpri-las.

Entre os pontos mais polêmicos estão a LAC (Licença por Adesão e Compromisso), concedida pela promessa de cumprimento de exigências prévias estabelecidas por órgãos de controle, e a LAE (Licença Ambiental Especial), processo acelerado e raro de análise para projetos considerados prioritários pelo governo.

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2025/07/fake-news-e-usada-para-defender-licenciamento-ambiental-diz-ex-presidente-do-ibama.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source