From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai fortalece cultura dos povos indígenas com apoio ao Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, em Goiás

12/06/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participa nesta quinta-feira (12) do 26o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), realizado na Cidade de Goiás (GO). O evento gratuito, apoiado pela autarquia indigenista por meio do Museu/Funai, teve início na terça-feira (10) e segue até domingo (15). O apoio ao evento vai ao encontro dos princípios que norteiam a atuação da Funai, entre eles o reconhecimento da organização social, costumes, línguas, crenças e tradições dos povos indígenas.

Isso porque uma das principais atrações do festival é a Tenda Multiétnica, criada para incentivar encontros interculturais entre povos indígenas do Cerrado, estimulando a troca de saberes e a partilha de vivências e experiências. A programação inclui oficinas, rodas de conversa, debates, apresentações culturais, minicursos, exposição de produtos, exibição de filmes e documentários, minicursos, painéis fotográficos, shows e comercialização de artesanato.

A Funai acompanha e presta assistência aos indígenas presentes, por meio da Coordenação Técnica Local (CTL) em Goiânia, e participa de debates e promove ações voltadas à cultura indígena através do Museu/Funai - órgão científico-cultural da autarquia. No FICA 2024, cerca de 500 indígenas dos povos Avá-Canoeiro, Iny (Karajá), Tapuia do Carretão, Xavante, Kaingang, Apinajé, Kalapalo, Bororo, Guajajara, Krahô-Canela, Timbira e Terena participaram da Tenda Multiétnica. O festival é realizado pelo Governo de Goiás.

Nesta quinta-feira (12), a diretora do Museu/Funai, Fernanda Kaingang, participou da mesa de debate sobre o documentário "Kopenawa: sonhar a terra-floresta", de autoria do líder Yanomami Davi Kopenawa, que esteve presente. No sábado (14), a partir das 14 horas, o Museu promoverá a sessão "Audiovisual e a Documentação de Línguas e Culturas Indígenas", que será realizada na sala 2 do Festival, localizada no Memorial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. Serão exibidos quatro documentários do acervo do Museu/Funai: "Me'Ôk - Nossa Pintura"; "Dekai Inaro Yanhenke - A Arte das Mulheres Baniwa"; "Japepo"; "Inhu".

Direito ao nome
A coordenadora-geral de Promoção dos Direitos Sociais da Funai, Andrea Prado, também esteve presente no evento nesta quinta-feira. Entre outros pontos, ela explicou sobre a Resolução Conjunta no 12/2024, que permite aos indígenas incluir no registro civil a etnia, grupo, clã e família a qual pertence. Confira no vídeo a seguir a importância do nome para os povos indígenas.

A norma também elimina a exigência do Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI) e da presença da Funai como forma de comprovação de informações apresentadas por indígenas, garantindo o acesso dos povos indígenas a direitos de maneira mais eficiente.

Resolução garante direito ao nome e autonomia dos povos indígenas com o fim da exigência do RANI

Assessoria de Comunicação/Funai

Com informações do Museu/Funai

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-fortalece-cultura-dos-povos-indigenas-com-apoio-ao-festival-internacional-de-cinema-e-video-ambiental-em-goias
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.