From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

PL do licenciamento ambiental tem pontos 'inaceitáveis', diz Marina Silva

18/07/2025

Fonte: Valor Econômico - https://valor.globo.com/



PL do licenciamento ambiental tem pontos 'inaceitáveis', diz Marina Silva
Ministra do Meio Ambiente alega que 'legislação ambiental foi decepada' e que PL aprovada tem pontos 'inaceitáveis'

18/07/2025

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirma que o projeto de lei do licenciamento ambiental, aprovado na Câmara dos Deputados na quinta-feira (17), é um "desmonte da legislação ambiental" e traz prejuízos jurídicos, ambientais, econômicos e sociais.

"A legislação ambiental do licenciamento foi decepada", disse Marina em entrevista exclusiva ao Valor.

O PL no 2.159/21 adiciona atividades que não precisarão de licença ambiental para serem executadas ou que terão o processo de análise facilitado e reduzido, incluindo mineração e certas atividades agropecuárias. Outro ponto é uma emenda que pode acelerar a exploração de petróleo na margem equatorial.

Marina aponta que o projeto de lei possui muitos pontos "inaceitáveis", como a dispensa de licença para estação de tratamento de esgoto, a simplificação da análise de projetos estratégicos - mesmo com alto potencial de degradação - por meio da "licença ambiental especial" e o descaso com os impactos indiretos dos projetos.

"Nós não teremos como ouvir povos indígenas que ainda não tiveram suas terras demarcadas ou homologadas. A mesma coisa em relação ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que não teria mais um parecer vinculante no processo de licenciamento", aponta Marina.
Sobre o impacto da nova legislação no projeto de exploração de petróleo na Foz do Amazonas, a ministra argumenta que é uma "ilusão" acreditar que isso acelerará a sua aprovação. "Trata-se da troca de um arcabouço que tem um 'know-how' de décadas e que vem sendo a base de todos os investimentos licenciados no nosso país por algo extremamente duvidoso. A sociedade, ao se sentir prejudicada em seus interesses, vai judicializar".

Além disso, para a ministra, o projeto também deve trazer dificuldades para o acordo comercial entre Mercosul e a União Europeia, no qual as cláusulas ambientais foram pontos fundamentais da discussão.

"Quando o regramento é fragilizado ou decepado, como aconteceu com essa votação, cria-se para aqueles que já tinham uma certa resistência, o argumento de que os resultados que nós estávamos alcançando na redução do desmatamento, em ter uma redução das emissões de CO2 em 59% e 67% em 2035, de que isso não será possível porque não se tem mais base legal para alcançar esses resultados."
Marina Silva, que vinha costurando diálogos com o relator do PL deputado Zé Vitor (PL-MG) juntamente com a Casa Civil e a Secretaria de Relações Internacionais, adianta que, agora, as equipes do governo "estão discutindo como fazer as mudanças."

O presidente Lula tem 15 dias úteis para indicar seus vetos ao projeto votado ontem a partir da publicação do texto. Os vetos presidenciais podem ser parciais ou na totalidade, como pedem entidades ambientalistas.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2025/07/18/pl-do-licenciamento-ambiental-e-desmonte-da-legislacao-diz-marina-silva.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source