From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Conhecimento de pajé é suficiente para extração de óleo de cannabis, decide TRF-2

27/07/2025

Fonte: Consultor Jurídico - https://www.conjur.com.br/



Conhecimento de pajé é suficiente para extração de óleo de cannabis, decide TRF-2

O exercício da função de pajé em uma comunidade indígena e a tradição dos povos originários brasileiros na utilização medicinal de plantas são mais do que suficientes para dar a aptidão para o plantio de cannabis e a extração do óleo da planta.

Esse foi um dos fundamentos adotados pela 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região para conceder o salvo-conduto para um homem importar sementes de cannabis, cultivar a planta e extrair o óleo.

Conforme os autos, o autor da ação, que é pajé e líder espiritual de uma etnia indígena, foi diagnosticado com transtorno de ansiedade generalizada e, após tentar outros tratamentos, obteve melhor qualidade de vida com o uso do óleo de cannabis. Contudo, a sua renda não é suficiente para importar o óleo industrializado. Por essa razão, ele acionou o Judiciário para obter um Habeas Corpus preventivo para a produção caseira do medicamento.

O pedido foi negado na primeira instância com a alegação de que o autor não tinha o conhecimento necessário para a obtenção da substância nos exatos termos da prescrição médica.

No entanto, a relatora do recurso, desembargadora Simone Schreiber, afirmou que o conhecimento adquirido pelo autor em sua função de pajé é suficiente para capacitá-lo para o manuseio da cannabis, sendo desnecessário um curso formal para isso.

"O uso de plantas para o tratamento e a cura de doenças pelos indígenas, mediante a ingestão de seus extratos ou realização de rituais espirituais, não decorre de um conhecimento acadêmico, mas sim de um conhecimento tradicional, transmitido oral e culturalmente de geração a geração."

O entendimento da relatora prevaleceu por maioria de votos, ficando vencido o desembargador Macario Ramos Judice Neto.

A advogada Juliana Sato Gomes Amorim atuou em favor do autor da ação.

https://www.conjur.com.br/2025-jul-27/conhecimento-de-paje-e-suficiente-para-extracao-de-oleo-de-cannabis-decide-trf-2/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source