From Indigenous Peoples in Brazil

News

Mais de 263 comunidades indígenas protestam há quase 1 mês por saúde em Roraima

25/06/2025

Autor: Verônica Serpa

Fonte: Alma Preta - https://almapreta.com.br/



Mais de 263 comunidades indígenas protestam há quase 1 mês por saúde em Roraima
Mobilização indígena em frente ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste, em Boa Vista, completa 26 dias

Mais de 300 indígenas de 263 comunidades estão mobilizados em frente ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste, na cidade de Boa Vista, em protesto contra a substituição sem explicações da enfermeira indígena Letícia Monteiro Taurepang. A mobilização já dura 26 dias.

O DSEI é uma unidade administrativa descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS), voltado a reordenar a rede de saúde e as práticas sanitárias para a prestação de assistência em regiões de comunidades indígenas.

De acordo com o Conselho Missionário Indigenista (CIMI), a servidora foi indicada pelo movimento indígena de 11 etnorregiões e nomeada coordenadora do DSEI Leste no dia 6 de maio.

Em nota, o CIMI afirma que, por interferência da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau), a enfermeira foi impedida de assumir o posto e acabou sendo substituída por outra servidora não indígena da mesma pasta.

A legislação brasileira (Lei no 9.836/1999), que instaura o subsistema de atenção à saúde indígena, garante a participação das etnias nos conselhos de saúde nas instâncias municipais, estaduais e federais.

"A substituição ocorreu com evidente interferência política, uma vez que, sem utilizar qualquer ato ou instrumento normativo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anulou a nomeação da enfermeira indígena Letícia Taurepang e a substituiu pela servidora da Secretaria de Saúde de Roraima, Lindinalva Lopes Marques", diz trecho do comunicado.

As organizações indígenas defendem que a representação indígena no DSEI Leste é essencial para que sejam oferecidas melhores condições de saúde às comunidades.

Conforme indica o Conselho, a escolha de Letícia Monteiro Taurepang foi realizada após os indígenas participarem ativamente das reuniões referentes às políticas de saúde pública para os povos originários.

Para Paulo Ricardo Macuxi, vice-tuxaua do Conselho Indígena de Roraima (CIR), a reivindicação não é apenas pela coordenação, mas pelo compromisso com as questões que impactam diretamente a vida dos indígenas.

https://almapreta.com.br/sessao/cotidiano/mais-de-263-comunidades-indigenas-protestam-ha-quase-1-mes-por-saude-em-roraima/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source