From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Funai e MPI visitam centro de referência em saúde indígena na região de Surucucu na Terra Indígena Yanomami

13/08/2025

Fonte: MPF - https://www.gov.br



A presença do Governo Federal na Terra Indígena Yanomami é uma realidade concreta e de constante acompanhamento das ações que vêm sendo realizadas para atender a emergência humanitária e também para resgatar a dignidade dos povos dessa região. Nesse sentido, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) acompanhou a visita do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) à comunidade indígena Surucucu, local onde está sendo construído o Centro de Referência em Saúde Indígena.

A visita ocorreu na segunda-feira (11) com a presença da presidenta da Funai, Joenia Wapichana, da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, do secretário nacional de Direitos Territoriais Indígenas do MPI, Marcos Kaingang, e do coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y), Maurício Ye'kwana.

A comitiva visitou as instalações do Centro de Referência, construído para fornecer assistência a mais de 10 mil indígenas em 60 comunidades indígenas no território. Quase concluída, a obra faz parte de um acordo de cooperação com a Central Única das Favelas (CUFA) e uma entidade não governamental alemã.

Acompanhada do líder indígena Waihiri Hekurari Yanomami, a comitiva reforçou a ação concreta do Governo Federal de marcar presença no território Yanomami. A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, reforçou a iniciativa.

"A gente veio aqui em uma visita, que já é parte da visita feita de forma periódica das ações que são realizadas no território Yanomami. Visitamos o Centro de Referência que está sendo construído em Surucucu para poder garantir um atendimento com mais dignidade para o povo Yanomami e Ye'kwana como eles merecem", destacou a ministra.

Desde o início da emergência humanitária, a Funai vem desenvolvendo ações no território nas áreas de proteção territorial, social, segurança alimentar e ambiental, além do acompanhamento na educação e saúde.

Governo Federal atua para garantir soberania alimentar e devolver autonomia aos povos indígenas do território Yanomami

A presidenta Joenia também reforçou a presença do Governo Federal no território Yanomami. "O Governo Federal está presente na terra indígena. Reduzimos 98% do garimpo ilegal. Agora estamos fazendo a política da reconstrução da segurança nutricional, social e da restauração ecológica, resgatando a dignidade dos povos nas ações de saúde e educação. É justamente essas ações que reúnem os diferentes ministérios em uma ação coletiva com a participação do próprio povo Yanomami", destacou.

A comitiva do MPI e da Funai também visitou o Centro de Atendimento dos Direitos Humanos Yanomami Ye'kwana. Nesta semana, a delegação cumpre agenda em Roraima e participa da edição Roraima do Ciclo COParente, realizada nos dias 12 e 13, no Centro Regional Lago Caracaranã, na terra indígena Raposa Serra do Sol, município de Normandia. A edição é preparatória para a Conferência das Nações de Mudanças Climáticas (COP-30).

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-e-mpi-visitam-centro-de-referencia-em-saude-indigena-na-regiao-de-surucucu-na-terra-indigena-yanomami
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.