From Indigenous Peoples in Brazil

News

Rumo à COP30, observatório lança plataforma educativa sobre mudanças climáticas

18/08/2025

Fonte: Brasil de Fato - https://www.brasildefato.com.br/



Rumo à COP30, observatório lança plataforma educativa sobre mudanças climáticas
Site ilustrado oferece guia básico para facilitar compreensão da crise global do clima

O Observatório do Clima (OC) lançou nesta segunda-feira (18) a plataforma Eunice - sigla para Espaço Unificado de Informação Climática e Engajamento. A iniciativa pretende facilitar o acesso à informação e ampliar a compreensão pública sobre as mudanças climáticas a partir de um site ilustrado e material impresso, com linguagem acessível e recursos gráficos.

Na estreia, o projeto oferece um guia básico com 14 capítulos, que podem ser baixados gratuitamente. Os conteúdos são apresentados como se estivessem organizados em bairros de uma cidade: cada bloco conecta passado, presente e futuro do clima e trata de temas como política, economia, aquecimento global, geoengenharia e negociações climáticas.


O nome da plataforma é uma homenagem à cientista estadunidense Eunice Foote (1819-1888), que descobriu a relação entre gases atmosféricos e radiação infravermelha três anos antes do irlandês John Tyndall, usualmente creditado como responsável pela descoberta do efeito estufa.

O material foi elaborado para apoiar o trabalho de educadores, gestores públicos e privados da área da educação, estudantes, vestibulandos, universitários, jornalistas e demais interessados no tema. A versão impressa da plataforma está disponível no kit da Estação Central da COP, campanha do OC voltada à mobilização popular para a 30ª Conferência do Clima da ONU (COP30), que será realizada em novembro em Belém (PA).

Editado por: Martina Medina

https://www.brasildefato.com.br/2025/08/18/rumo-a-cop30-observatorio-lanca-plataforma-educativa-sobre-mudancas-climaticas/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source