From Indigenous Peoples in Brazil

News

Mais de 30 brigadistas atuam para conter incêndios em terra indígena no sul do AM

28/08/2025

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



Mais de 30 brigadistas atuam para conter incêndios em terra indígena no sul do AM
Fogo atinge área de difícil acesso e exige vigilância constante. Operação do Ibama conta com apoio da Funai e de comunidades locais.

Mais de 30 brigadistas do programa de prevenção e combate a incêndios florestais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estão mobilizados para conter focos de incêndio na Terra Indígena Tenharin Marmelos, no sul do Amazonas. As equipes atuam desde 19 de agosto em áreas do Parque Nacional dos Campos Amazônicos.

Além do combate direto ao fogo, as ações incluem medidas preventivas em parceria com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e comunidades locais.

De acordo com o Ibama, os profissionais enfrentam desafios como difícil acesso ao terreno, desgaste de viaturas e a presença de focos subterrâneos, conhecidos como tufas, que exigem monitoramento constante.

Entre as estratégias adotadas está o agendamento de queimas controladas para manejo de roçados, como forma de prevenir incêndios fora de controle.

O superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo, afirmou que o órgão está empenhado em conter os focos de incêndio.

"Estamos diante de um cenário desafiador. O Ibama não recuará diante dessa missão: combateremos cada foco com todo o vigor necessário para proteger a floresta, a fauna e as populações indígenas que aqui vivem", declarou.
As operações devem continuar nos próximos dias, com ações intensificadas de combate e monitoramento do fogo na região.

https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2025/08/28/mais-de-30-brigadistas-atuam-para-conter-incendios-em-terra-indigena-no-sul-do-am.ghtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source