From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Museu Nacional dos Povos Indígenas celebra mudança de nome e inicia oficina de cooperação com a Unesco

09/09/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) celebrou, na segunda-feira (8), a mudança de nome do Museu Nacional dos Povos Indígenas (MNPI), antes denominado de Museu do Índio, e a abertura da oficina de construção de um novo projeto de cooperação internacional com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A cerimônia ocorreu no Centro Audiovisual (CAud), em Goiânia (GO), e reuniu lideranças indígenas, representantes de órgãos governamentais, servidores e parceiros institucionais.

Durante a cerimônia, os participantes da mesa de solenidade destacaram que a mudança de nome do Museu Nacional dos Povos Indígenas representa uma conquista histórica e simbólica, resultado de uma trajetória de lutas contra o apagamento e as nomenclaturas pejorativas. Para os participantes, a alteração reafirma a diversidade dos povos originários, fortalece a construção de novas narrativas em respeito aos conhecimentos indígenas e reconhece o papel do Museu como espaço de memória, resistência e valorização cultural.

A nomenclatura foi alterada pelo decreto de reestruturação da Funai, publicado pelo Governo Federal no dia 7 de agosto de 2025.

Diversidade
A presidenta da Funai, Joenia Wapichana, ressaltou que a alteração do nome corrige um erro histórico que invisibilizava a pluralidade e a riqueza cultural dos povos indígenas no Brasil. "O nome anterior do museu apagava a nossa diversidade. Não somos um povo, nós somos povos, com diferentes línguas, identidades e vínculos ancestrais com a terra. Esse reconhecimento é fundamental para garantir a memória e fortalecer a nossa cultura", destacou.

Joenia lembrou que o Museu foi criado em 1953, ainda como Museu do Índio, sem que ao longo de décadas houvesse a preocupação em adequar a nomenclatura à realidade plural indígena. "Foi preciso chegar a 2023, em um momento de reestruturação da Funai e fortalecimento institucional, para que essa mudança se concretizasse. Hoje, celebramos juntos essa conquista, fruto da luta dos povos indígenas", afirmou.

A presidenta enfatizou o papel do MNPI como órgão científico e cultural da Funai, responsável por preservar um dos maiores acervos etnológicos da América Latina, com mais de 21 mil itens e 900 documentos arquivísticos. "Queremos que o museu esteja aberto e cada vez mais próximo da sociedade. O acervo é riquíssimo, e nosso compromisso é garantir que esteja visível ao público, dialogando com as novas gerações e com a pesquisa científica", concluiu Joenia.

'O nome anterior do museu apagava a nossa diversidade. Não somos um povo, nós somos povos, com diferentes línguas, identidades e vínculos ancestrais com a terra. Esse reconhecimento é fundamental para garantir a memória e fortalecer a nossa cultura' Joenia Wapichana, presidenta da Funai

Cooperação
Além da mudança de nome, a solenidade marcou o início de uma oficina para a construção de um novo projeto de cooperação internacional com a Unesco, o qual será desenvolvido de forma participativa, com a escuta de lideranças indígenas. O projeto, que sucede 20 anos de parceria com a organização, contempla três eixos principais: valorização linguística, documentação cultural e processamento técnico.

A atividade contou ainda com falas do diretor em exercício do MNPI, Israel Licurgo Leal; da diretora de Direitos Humanos e Políticas Sociais da Funai, Pagu Rodrigues; da representante do Comitê do Plano Museológico, Darlene Yaminalo Taukane; do chefe do CAud, Thiago Ikeda; e do coordenador de Promoção da Cultura Indígena do Ministério da Cultura, Mirim Ju.

Nos próximos dias, será realizado um seminário de três dias, com a participação de povos indígenas de diferentes regiões, para contribuir na reestruturação do projeto cultural da Funai em parceria com a Unesco. A oficina segue até quinta-feira (11).

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/museu-nacional-dos-povos-indigenas-celebra-mudanca-de-nome-e-inicia-oficina-de-cooperacao-com-a-unesco
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source