From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai e Unicef promovem oficinas de letramento intercultural para crianças indígenas migrantes da Venezuela

22/09/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Promover o fortalecimento das línguas maternas Warao e E'ñepa, ao mesmo tempo em que incentiva a autonomia nas relações com a sociedade brasileira por meio do ensino do português e do espanhol. Esse é o objetivo da Oficina de Letramento Intercultural que vem sendo desenvolvida em Roraima, na região Norte do Brasil, voltada a crianças e adolescentes indígenas migrantes e refugiados da Venezuela.

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) apoia o projeto por meio da Coordenação Regional de Roraima (CR-RR) e da Coordenação-Geral de Processos Educativos e Culturais (CGPec). A ação é realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com execução do Instituto Pirilampos. As atividades acontecem nos abrigos Waraotuma a Tuaranoko, Jardim Floresta e na Comunidade Yakera Ine, em Boa Vista (RR).

O projeto integra o "Plano de Ação para Atendimento Educacional às Crianças e Adolescentes Indígenas Imigrantes no Estado de Roraima" e cumpre compromissos firmados na Ação Civil Pública do Ministério Público Federal (MPF-RR), que visa garantir os direitos educacionais de crianças e jovens indígenas migrantes.

Educação intercultural
Diante do número expressivo de pessoas do povo Warao e de outros povos oriundos do fluxo migratório recente da Venezuela, muitos em idade escolar, a proposta se torna fundamental para assegurar acesso à educação. Além de fortalecer a oralidade e a escrita nas línguas de origem, a oficina prepara crianças e adolescentes para a inserção na rede formal de ensino, desenvolvendo atividades de educação não formal com base em metodologias interculturais e interétnicas.

O projeto foi construído a partir do diálogo com lideranças e educadores Warao, inspirado na experiência do "Super Panas", desenvolvido pelo Unicef. A iniciativa envolve educadores e monitores indígenas, além de profissionais da área de educação que atuam como orientadores e mediadores. Dessa forma, valoriza o protagonismo indígena e reforça a importância de práticas educativas culturalmente referenciadas.

Ao mesmo tempo em que [as crianças indígenas] aprendem novos idiomas e conteúdos, elas mantêm vivas suas tradições e passam a ter condições de valorizar sua identidadeAndré Ramos, coordenador de Políticas de Educação Escolar e Formação Intercultural da Funai
Mais de 250 crianças e adolescentes, entre 4 e 17 anos, já participaram das oficinas, que unem jogos educativos, recursos pedagógicos próprios e práticas interétnicas. A primeira etapa do projeto, realizada entre abril e junho de 2025, registrou impacto positivo no desenvolvimento das crianças, motivando sua continuidade neste segundo semestre.

Segundo o coordenador de Políticas de Educação Escolar e Formação Intercultural da Funai, André Ramos, a iniciativa garante um processo educativo que respeita a diversidade cultural.

"Esse projeto busca, principalmente, contribuir para que essas crianças tenham acesso a um processo de letramento culturalmente sensível. Ao mesmo tempo em que aprendem novos idiomas e conteúdos, elas mantêm vivas suas tradições e passam a ter condições de valorizar sua identidade. Nosso compromisso é garantir um aprendizado que respeite a diversidade e favoreça a autonomia, sempre a partir do reconhecimento da cultura de cada povo", afirma o coordenador.

Com essa ação, a Funai reafirma seu compromisso de atuar em articulação com parceiros institucionais para assegurar os direitos educacionais específicos, a valorização das línguas e das culturas dos povos indígenas.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/funai-e-unicef-promovem-oficinas-de-letramento-intercultural-para-criancas-indigenas-migrantes-da-venezuela
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source