From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Programa Onda Verde forma 100 alunos indígenas da região metropolitana de Manaus

13/09/2025

Fonte: A Critica - https://www.acritica.com



A Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), celebrou na última sexta-feira (12), a formatura de 100 alunos indígenas do Programa Onda Verde, no Auditório Eulálio Chaves, no Campus da Ufam, em Manaus.

Os cursos de capacitação de Agente de Fiscalização Ambiental e Assistente Administrativo, foram voltados às demandas das comunidades da região metropolitana da capital. A iniciativa foi pensada para promover práticas sustentáveis, ampliar conhecimentos e fortalecer a autonomia indígena, consolidando também a valorização cultural.

O diretor-presidente da Fepiam, Nilton Makaxi, destacou o impacto do projeto para a política de etnodesenvolvimento do Amazonas. "Essa formatura é a prova de que o conhecimento, aliado à valorização cultural, abre caminhos para que os povos indígenas ocupem novos espaços de liderança e gestão", afirmou.

Para a coordenadora institucional do Programa Onda Verde/UFAM/MTE, professora Claudia Guerra Monteiro, o momento é de reconhecimento mútuo. "Estamos formando profissionais que carregam consigo a sabedoria ancestral e, ao mesmo tempo, as ferramentas técnicas para enfrentar os desafios contemporâneos", ressaltou.

Com o encerramento desta etapa, os novos profissionais levam para suas comunidades habilidades que fortalecem práticas sustentáveis e contribuem para a preservação dos valores indígenas, reforçando a missão do Programa Onda Verde de unir conhecimento científico e tradição cultural.

O programa Onda Verde representa um passo importante no incentivo ao protagonismo indígena em áreas estratégicas como administração e meio ambiente. São ações como essa que o Governo do Amazonas, através da Fepiam, vem buscando para capacitar os povos originários do Estado.

https://www.acritica.com/educacao/programa-onda-verde-forma-100-alunos-indigenas-da-regi-o-metropolitana-de-manaus-1.383655
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source