From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Governo do Brasil apreende 9 mil litros de diesel e 4 toneladas de alimentos em ação contra garimpo e contrabando em Roraima

17/10/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Em ação conjunta coordenada pela Casa de Governo em Roraima, o Governo Federal apreendeu 9 mil litros de óleo diesel e 4,4 toneladas de alimentos contrabandeados, entre eles, fardos da farinha venezuelana Harina Pan. O material estava em um depósito clandestino localizado em uma estrada vicinal próxima ao Km 516 da BR-174, na zona rural de Boa Vista.

A operação, realizada na noite de quarta-feira (15), contou com a participação integrada da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e da Polícia Judiciária Federal (PJFN), sob coordenação da Casa de Governo em Roraima.

No local, as equipes encontraram tambores e galões com combustível e centenas de fardos de alimentos armazenados em um galpão de madeira aberto e sem identificação. Foram apreendidos também um caminhão e uma motocicleta. Os materiais foram encaminhados ao 4o Distrito Policial da Polícia Civil de Roraima, onde foram lavrados os procedimentos legais cabíveis.

Segundo a Casa de Governo, a ofensiva faz parte do esforço contínuo para enfraquecer a cadeia logística do garimpo ilegal e coibir o contrabando transfronteiriço, integrando iniciativas de segurança e transporte para dificultar o abastecimento das atividades de garimpo na Terra Indígena Yanomami.

Desde a abertura da Casa de Governo, em março de 2024, as ações integradas já retiraram de circulação mais de 202 mil litros de óleo diesel, resultado da soma de apreensões e inutilizações realizadas no estado. Parte do combustível apreendido foi destinada à Guarda Municipal de Boa Vista e à Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos (Coopercinco), reforçando o reaproveitamento responsável de insumos confiscados em ações de combate ao garimpo ilegal.

Com o apoio das forças federais, o Governo Federal reforça sua presença na Amazônia e reafirma o compromisso de combater o garimpo ilegal, proteger os povos indígenas e preservar o patrimônio natural do país.

Casa de Governo
Coordenada pela Casa Civil da Presidência da República e criada em fevereiro de 2024, a Casa de Governo reúne dezenas de ministérios, órgãos e agências em Roraima, entre eles, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), com o objetivo de centralizar a atuação federal no território. De acordo com números consolidados na segunda-feira (13), a operação já realizou 7.559 operações de fiscalização, controle e ações humanitárias. Essas medidas levaram a 680 acampamentos inutilizados, 33 aeronaves e 215 embarcações destruídas, 125 armas apreendidas, além da inutilização de mais de 130 mil litros de combustíveis, entre outros resultados.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/governo-do-brasil-apreende-9-mil-litros-de-diesel-e-4-toneladas-de-alimentos-em-acao-contra-garimpo-e-contrabando-em-roraima
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.