From Indigenous Peoples in Brazil

News

Transparência: Funai avança na atualização da Carta de Serviços ao Usuário para aprimorar a política indigenista

29/10/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Começou nesta quarta-feira (29) a etapa de oficinas junto às unidades da sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para a revisão da Carta de Serviços ao Usuário (CSU). O instrumento tem como objetivo informar a sociedade sobre os serviços prestados pela Funai, as formas de acesso e os compromissos de qualidade e prazos de atendimento e, assim, aprimorar a política indigenista. As oficinas percorreram as unidades regionais, locais e o Museu Nacional dos Povos Indígenas (MNPI) - órgão científico-cultural da autarquia. Agora, as atividades ocorrem na sede da instituição, em Brasília, até sexta-feira (31).

O intuito das oficinas é fomentar debates internos a respeito do desenho das políticas entregues ao público indígena e não-indígena, permitindo melhorias dos fluxos e a geração de valor à sociedade em geral. Para a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, o espaço de debates é "mais uma oportunidade de fortalecer institucionalmente a Funai."

Na mesa de abertura, a diretora de Administração e Gestão da Funai, Mislene Metchacuna, destacou que a revisão da atual CSU, desenvolvida em 2020, é fundamental para garantir transparência, confiabilidade e a adequada comunicação entre a instituição e os usuários. A expectativa é que a carta seja concluída até o final de 2025.

Segundo a diretora, a atualização representa um importante passo para consolidar o fim do regime de tutela, que não foi recepcionado pela Constituição Federal (CF) de 1988. O texto constitucional estabelece que a política indigenista é compartilhada, ou seja, é dever da União, estados, Distrito Federal e municípios promover e proteger os direitos dos povos indígenas.

"A elaboração dessa carta é um trabalho árduo, feito nas pontas, para conhecermos como cada uma das unidades da Funai desempenha suas atribuições e, com isso, atualizar os serviços que a Funai presta. Ainda estamos nesse período de transição após a tutela, que era exercida pela Funai, antes da Constituição. A sociedade, como um todo, pensa que a Funai ainda exerce todas as políticas que dizem respeito aos povos indígenas, quando na verdade a política indigenista é compartilhada com outros órgãos", destacou.

A Funai convidou o diretor de Proteção e Defesa do Usuário de Serviços Públicos da Ouvidoria-Geral da União, Leonardo Alamy Martins, para participar da mesa de abertura. Ele explicou que a carta de serviços é um instrumento de transparência e de defesa dos usuários e materializa a relação entre o Estado e a sociedade.

"Uma boa parte dos serviços públicos justificam a existência da administração pública da forma como ela está estruturada. Quando falamos sobre a elaboração da carta de serviços, estamos fazendo uma reflexão sobre essa relação do Estado com a sociedade, de que forma estamos atendendo às necessidade da sociedade e às expectativas dela em relação ao Estado", ressaltou Leonardo Martins.Em seguida, ele apresentou uma palestra aos servidores da Funai presentes na abertura da oficina, na qual detalhou a importância da carta de serviços.

Também participaram da mesa de abertura o coordenador-geral de Gestão Estratégica da Funai, Artur Nobre Mendes; o ouvidor da autarquia indigenista, Igor Sousa; e o ouvidor do Ministério dos Povos Indígena (MPI), Arthur Almeida.

Fortalecimento institucional
A atualização da carta vai ao encontro do processo de reestruturação pelo qual passa a Funai ao adequar os serviços prestados à nova estrutura da autarquia. Com isso, contribui para o fortalecimento da instituição. Foi o que destacou o ouvidor da Funai, Igor Sousa.

"A atualização da carta de serviços é a renovação do compromisso dos servidores da Funai com os povos indígenas, que é o usuário mais beneficiado por esses serviços. Essa atualização vem a partir, também, desse processo de reestruturação que a Funai passa. É repensar o trabalho, a estrutura do órgão e atualizar os serviços prestados por essa estrutura", enfatizou.

A realização do Projeto de Revisão da Carta de Serviços ao Usuário é uma iniciativa executada de forma colaborativa pela Ouvidoria e pela Coordenação-Geral de Gestão Estratégica (CGGE), vinculada à Diretoria de Administração e Gestão da Funai.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/transparencia-funai-avanca-na-atualizacao-da-carta-de-servicos-ao-usuario-para-aprimorar-a-politica-indigenista
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source