From Indigenous Peoples in Brazil

News

COP30: Saberes indígenas para justiça climática

14/11/2025

Autor: Valdeniza Vasques

Fonte: Coiab - https://coiab.org.br



Conhecimento ancestral, relação com o governo e governança para a adaptação e justiça climática foram temas abordados durante diálogo na última terça-feira (12) na Zona Azul da COP30, que reuniu lideranças indígenas do Brasil e Austrália. Francisco Pyãnko Ashaninka, coordenador da Organização dos Povos Indígenas do Juruá (OPIRJ), representou a Coiab na mesa, onde destacou os esforços do movimento indígena da Amazônia para integrar os parentes ao debate climático.

"Tanto a Coiab quanto a Apib fizeram um movimento muito grande para que a gente pudesse compreender melhor esse espaço, para que nossa presença estivesse alinhada e pudéssemos falar em diferentes níveis neste debate. Vieram parentes de todo o lugar do mundo, mas nós, brasileiros, precisávamos fazer parte desse diálogo. Foi um processo que foi amadurecendo", destacou a liderança.

Francisco ressaltou que as vozes indígenas precisam chegar ao espaço da COP, e não só "a partir do olhar de gabinete".

"Temos que ir nos territórios, o processo ainda é muito pequeno. Nós sabemos que a COP tem muitas negociações que a gente não participa, que muitas vezes não conseguimos deixar uma mensagem. Aqui no Brasil, deixamos muito claro o papel das terras indígenas no combate à crise climática, que são o lugar mais bem protegido", destacou. Para a liderança, a demarcação de terras indígenas deve ser uma prioridade do governo enquanto ação climática.

Anne Poelina, mulher indígena Nyikina Warrwa da Austrália, destacou a importância de "conectar sistemas de conhecimento" indígena e não indígena para enfrentar a crise climática. "A sabedora indígena precisa vir para a mentalidade de decisão dos líderes", defendeu a professora.

https://coiab.org.br/cop30-saberes-indigenas-para-justica-climatica/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source