From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Lideranças indígenas denunciam interferências e reafirmam apoio a coordenador

05/11/2025

Autor: Jhefferson Gamarra

Fonte: Campo Grande News - https://www.campograndenews.com.br/



Lideranças Indígenas Reafirmam Apoio a Elvis Terena em 5 de novembro

Reunião com mais de 25 liderança resultou em carta de repúdio enviada à Funai e à Presidência da República

Em uma demonstração de unidade política, cerca de 25 caciques, vereadores e lideranças indígenas dos povos Terena, Kadiwéu, Kinikinau e Atikum se reuniram nesta quarta-feira (5) na sede da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), em Campo Grande, para manifestar apoio à permanência de Elvis Terena na coordenação regional do órgão. O encontro resultou em uma carta de repúdio encaminhada à presidenta da fundação, Joênia Wapichana, ao secretário executivo do ministério dos povos indígenas, Eloy Terena e à Presidência da República.

Lideranças indígenas de quatro etnias se reuniram na sede da FUNAI em Campo Grande para manifestar apoio à permanência de Elvis Terena na coordenação regional do órgão. O encontro resultou em uma carta de repúdio enviada à presidenta da FUNAI e outras autoridades. Os participantes denunciaram tentativas de substituição sem consulta prévia às comunidades e criticaram interferências políticas. A iniciativa teria partido de um grupo de caciques da Terra Indígena Buriti, sob influência do secretário executivo do Ministério dos Povos Indígenas e do coordenador do Conselho Terena.

O ato reuniu representantes dos povos Terena, Kadiwéu, Kinikinau e Atikum, além de lideranças do contexto urbano ligadas à OTGD (Organização Todos do Povo Terena da Grande Dourados). Os participantes destacaram que o movimento não é isolado, mas reflete uma posição coletiva e construída a partir das bases, em defesa de uma gestão considerada legítima e comprometida com as comunidades.

Durante a reunião, as lideranças manifestaram repúdio às tentativas de substituição de Elvis Terena na coordenação regional sem consulta prévia às comunidades. Segundo relatos apresentados, a iniciativa teria partido de um pequeno grupo de caciques da Terra Indígena Buriti, supostamente sob influência do secretário executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Luiz Eloy Terena, e do coordenador do Conselho Terena, Valcelio Figueredo.

Os participantes afirmaram não ter sido informados ou consultados sobre as movimentações e consideraram o episódio uma afronta ao princípio da autonomia indígena e ao respeito às instâncias locais de decisão. Afirmaram também que decisões tomadas "de cima para baixo" minam o diálogo e desconsideram a legitimidade das lideranças que atuam diretamente nas aldeias e nas coordenações regionais.

Em discursos, Elvis Terena foi citado como uma liderança que tem mantido diálogo aberto com as comunidades e garantido o funcionamento da FUNAI regional de forma transparente e participativa. Lideranças ressaltaram avanços na articulação de políticas públicas, apoio a projetos comunitários e fortalecimento da presença institucional da FUNAI nas aldeias.

"Defendemos uma gestão construída com as bases, ouvindo as comunidades e respeitando a palavra dos caciques e representantes que vivem e sentem a realidade dos territórios", afirmaram indígenas que assinaram uma carta aprovada no encontro.

Ao final da reunião, os participantes aprovaram por unanimidade uma carta de repúdio endereçada à presidenta da Funai, Joênia Wapichana, e à Presidência da República. O documento denuncia as tentativas de interferência política, reafirma a legitimidade da gestão de Elvis Terena e solicita providências para garantir que futuras decisões sobre coordenações regionais sejam tomadas com base no diálogo e na escuta das comunidades.

O texto da carta afirma que a condução de mudanças internas sem consulta às bases "fere o princípio da autodeterminação dos povos e coloca em risco o trabalho coletivo que vem sendo desenvolvido na região do Pantanal". Também reforça que as lideranças presentes "reconhecem a importância do trabalho desempenhado pela atual coordenação, pautado na transparência e no respeito às tradições e às estruturas locais".

Outro ponto de destaque do encontro foi o rompimento público de diversas lideranças com o atual coordenador do Conselho Terena, Valcelio Figueredo. Caciques de várias regiões afirmaram não se sentirem mais representados pelo conselho e solicitaram sua substituição imediata.

https://www.campograndenews.com.br/brasil/cidades/liderancas-indigenas-denunciam-interferencias-e-reafirmam-apoio-a-coordenador
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.