From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Em parceria com o IFG, Funai fortalece diálogo intercultural sobre a história e a identidade do povo Iny Karajá, em Goiás

26/11/2025

Fonte: Funai - https://www.gov.br



Discutir o apagamento dos povos indígenas na historiografia regional, estimular a produção de novos olhares sobre o povo Iny-Karajá e promover o reconhecimento de suas demandas políticas, culturais e históricas. Esses foram os principais objetivos da visita técnica realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) à Aldeia Buridina, no município de Aruanã (GO), em agosto de 2025. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) acompanhou toda a atividade e explicou sobre a elaboração e implementação da política indigenista no estado de Goiás.

Com o tema "A invisibilização e o apagamento dos povos Iny-Karajá na produção historiográfica e no ensino de história em Goiás", a visita integrou o conjunto de práticas pedagógicas do IFG voltadas à formação de professores sob uma perspectiva intercultural, decolonial e antirracista, conforme diretrizes da Lei 11.645/2008. A norma estabelece o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena em todos os níveis da educação básica.

A visita reuniu 20 estudantes e professores do curso de Licenciatura em História do campus Goiânia e teve como resultado a coleta de materiais didáticos sobre os povos Iny-Karajá, que serão incorporados ao acervo do Laboratório de Ensino de História do IFG. Também será organizada no IFG uma Mostra sobre os Povos Indígenas Iny-Karajá, aberta à comunidade acadêmica e às escolas da rede pública.

O chefe da Unidade Técnica Local da Funai em Goiânia (UTL-GYN), Haroldo Resende, destacou que a presença da instituição contribuiu para o fortalecimento da educação intercultural e o diálogo entre saberes acadêmicos e conhecimentos tradicionais. Para ele, a participação da autarquia reforça seu papel como ponte entre as comunidades indígenas e as instituições de ensino e pesquisa.

"A participação da Funai também teve como foco qualificar as ações formativas que envolvem povos indígenas, assegurando que os projetos educacionais respeitem a autonomia, a diversidade cultural e os direitos coletivos das comunidades", explicou.

A visita
Durante a atividade, os participantes conheceram o território da comunidade Iny Mahadu, visitaram a Escola Estadual Indígena Maurehi e o Centro Cultural e Museu Maurehi. Também realizaram rodas de conversa com lideranças tradicionais, professores indígenas e artesãs locais. Os diálogos abordaram desde as práticas culturais e os modos de vida à margem do Rio Araguaia até os desafios enfrentados pela comunidade na preservação de sua identidade e no acesso a políticas públicas diferenciadas.

O IFG destacou que a experiência na Aldeia Buridina foi fundamental para a formação crítica de futuros professores de História, promovendo uma aprendizagem sensível e comprometida com a superação de estereótipos sobre os povos indígenas.

A iniciativa reafirma o compromisso conjunto da Funai e do IFG com a educação intercultural e o fortalecimento das identidades indígenas por meio do reconhecimento dos povos originários como sujeitos históricos e protagonistas da memória social e cultural do estado de Goiás.

UTL-GYN
A UTL da Funai em Goiânia é vinculada à Coordenação Regional Araguaia Tocantins (CR-ATO). As UTLs têm como atribuições fazer a interlocução com instâncias governamentais locais para o acesso dos povos indígenas a direitos sociais; implementar ações de promoção e proteção dos direitos sociais, de etnodesenvolvimento e de proteção territorial; implementar ações para a preservação e a proteção do patrimônio cultural indígena.

https://www.gov.br/funai/pt-br/assuntos/noticias/2025/em-parceria-com-o-ifg-funai-fortalece-dialogo-intercultural-sobre-a-historia-e-a-identidade-do-povo-iny-karaja-em-goias
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source