From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Entidades debatem hoje saúde indígena

01/05/2001

Fonte: Gazeta de Alagoas



Cerca de 210 índios das etnias Macuxi, Wapixana, Taurepang, Ingaricó, Wai-Wai e Patamona participam, de hoje até sexta-feira, da 1ª Conferência Nacional de Saúde Indígena do Distrito Sanitário Especial Indígena do Leste (DSEI-Leste). O evento tem início às 9h, na Casa Paulo VI, no bairro São Vicente. A Conferência é coordenada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) - órgão executivo do Ministério da Saúde - e pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR).O encontro trata-se de uma preparação para a 3ª Conferência Nacional de Saúde Indígena que acontecerá em Goiás, no período de 14 a 18 de maio, onde estarão reunidos delegados dos 34 distritos sanitários do país.A finalidade das discussões é analisar os obstáculos e os avanços na implantação dos distritos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a lei 9.836/99, que propõe diretrizes e caminhos para efetivar o acesso, qualidade e humanização na atenção à saúde indígena com efetivo controle social.Além dos indígenas, participam do encontro representantes do Ministério da Saúde, do Departamento de Saúde Indígena (Desai/Funasa/Brasília), da Funasa, do CIR, Associação dos Povos Indígenas de Roraima (Apir), Sociedade para o Desenvolvimento dos Índios Unidos da Região Norte (Sodiurn), Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sintras) e Diocese de Roraima.O tema central da conferência é "Efetivando o SUS - acesso, qualidade e humanização à saúde, com controle social". Para discutir os subtemas do encontro foram convidados oito expositores.Serão debatidos assuntos acerca da "Vigilância em saúde", "Promoção à saúde", "Segurança alimentar e auto-sustentabilidade". E ainda "Acesso, qualidade e humanização na atenção à saúde indígena", "Formação e inserção institucional de agentes indígenas de saúde", "Fortalecimento da participação indígena e controle social".Consta na programação outros temas como: "Saneamento básico e meio ambiente", "Fortalecimento da medicina tradicional indígena", além da avaliação do processo de implantação dos distritos sanitários indígenas.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.