From Indigenous Peoples in Brazil

News

Caingangues impedem que colonos façam colheita

19/04/2001

Fonte: Zero Hora - Porto Alegre- RS



Grupo reivindica assentamento

Dezenas de índios caingangues impediram ontem, do início da manhã até as 15h30min, que um grupo de colonos fizesse a colheita de soja e de milho na antiga Granja Oriental, no distrito de Capão Bonito, em Salto do Jacuí, noroeste gaúcho. Os índios queimaram pneus e madeiras na única via de acesso a uma das lavouras dos agricultores, que são dissidentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e ocupam a área (de 823 hectares) desde 1999. A Brigada Militar acompanhou a movimentação, mas não registrou incidentes. Segundo o chefe da comunidade indígena, Abílio Padilha da Silva, as 58 famílias caingangues, acampadas na granja desde junho passado, protestaram para pedir o assentamento em outra área. Os índios querem a demarcação da área denominada Borboleta, nos municípios de Salto do Jacuí, Espumoso e Campos Borges, com mais de 48 mil hectares. A Granja Oriental, que pertencia ao Banco do Brasil, foi desapropriada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no final do ano passado. Conforme um dos representantes dos colonos, Cleomar Toledo da Silva, 43 famílias estão instaladas no local.

CONTRAPONTO
O que diz Janio Guedes Silveira, superintendente do Incra no Estado: Temos um acordo com os índios e o governo estadual para adquirir uma área de 200 hectares na região, para assentar os caingangues. Estamos tentando resolver primeiro o problema dos índios, para depois regularizar a situação dos colonos na granja. O que diz Jaci Sbardelotto, administrador regional da Funai: A Funai solicitou à Associação Brasileira de Antropologia a indicação de um profissional para fazer um novo estudo étnico e antropológico desse grupo. Até que o estudo seja concluído, não podemos reconhecê-los como índios ou descendentes de caingangues nem discutir questões sobre assentamento e demarcação da área da Borboleta.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source