From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
News
Funai define demarcação de terras de povo indígena
24/04/2001
Fonte: Gazeta de Alagoas - Maceió - AL
O diretor administrativo da Fundação Nacional do Índio (Funai), em Alagoas, Tadeu Calheiros, afirmou, ontem, que será iniciado, a partir de junho, o trabalho de identificação e delimitação do território indígena dos jeripankós. A direção nacional da fundação já autorizou a contratação de uma equipe técnica para proceder o estudo, esclareceu. A equipe será composta basicamente por um antropólogo, dois engenheiros agrônomos, um técnico agrícola e um agrimensor. O território ocupado pelos jeripankós de Alagoas fica no município de Pariconha. A decisão foi comunicada aos índios durante uma reunião ocorrida ontem, na própria sede da Funai, mas eles continuam acampados e prometem só voltar para o local de origem quando a medida for publicada no Diário Oficial da União e no boletim interno da Funai, como disse Jorge Vieira, assessor de comunicação da Pastoral do Índio. Segundo ele, o próximo passo dos jeripankós será a luta pela indicação do antropólogo Siloé para compor a equipe técnica de estudo da área. De acordo com Jorge, esta semana pode chegar um novo grupo de índios das tribos karuazu e kalankó, respectivamente de Pariconha e de Água Branca. Eles reivindicam da Funai o reconhecimento oficial da etnia. Estes povos vivem em tribos com todos os costumes da cultura indígena, mas ainda não foram identificados pela Funai como tal. É preciso garantir a própria identidade, para então buscar outros direitos comuns aos cidadãos, observou Jorge Vieira.
The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source