From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Relatório sobre terra é analisado

28/05/2001

Fonte: A Gazeta - Vitória - ES



O relatório com o resultado dos levantamentos realizados em dezembro de 2000, em uma área de 50 hectares reivindicada pelos índios em Santa Cruz, no município de Aracruz, já é analisado por técnicos da Fundação Nacional do Índio(Funai), em Brasília. O documento tramita no Departamento de Identificação e Delimitação da Diretoria de Assuntos Fundiários. A expectativa, segundo funcionários do setor, é que o processo seja encaminhado à presidência do órgão até o fim desta semana.

A antropóloga Maria Elizabeth Monteiro, do Museu do Rio de Janeiro, que comandou a equipe durante os levantamentos em Santa Cruz, procurada para falar sobre o assunto, preferiu não adiantar resultados. Segundo ela, o documento foi encaminhado à Funai no dia 20 de abril, com cerca de 100 páginas, além de fotos e mapas.Maria Elizabeth explicou que, após a análise da Funai, será publicado um resumo do relatório no Diário Oficial. A partir desta providência, será estipulado o prazo de 90 dias para contestação. Se houver manifestação contrária, será iniciado o processo que declarará a área de Santa Cruz como terra de tradição indígena.

Esperança

Entre os índios de Aracruz, o clima é de expectativa, mas de absoluta confiança nos resultados da análise. "A área sempre foi terra indígena e nada mudaria a história", declarou o cacique tupiniquim de Caieiras Velha, José Cezenando. O presidente da Associação Indígena Tupiniquin Guarani, Ervaldo Santana, também não tem dúvidas de que o desfecho será favorável às comunidades.A área reivindicada foi ocupada pelos índios em agosto do ano passado. Batizado de aldeia Piraquê-Açu Mirim, no local já foram construídas pequenas casas de madeira e plantada mandioca.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source