From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios exigem dois túneis na BR-101

10/07/2001

Autor: CLAUDIA MARCELO

Fonte: Diário Catrinense-Florianópolis-SC



Representantes de comunidades indígenas de SC e RS reuniram-se ontem em Florianópolis

Os índios Guarani propõem que as obras de duplicação do trecho Sul da BR-101 - entre Florianópolis e Osório (RS) -, contemplem a construção de dois túneis e a desativação do leito atual no Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.
Eles também exigem que a demarcação de suas terras seja efetuada antes da duplicação.
O assunto foi abordado ontem na sede do Ministério Público Federal, em Florianópolis, durante a apresentação, à Procuradoria da República, das reinvidicações das comunidades índigenas, de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que serão atingidas pelas obras.
De acordo com Manoel da Silva Werá, integrante do Conselho Estadual do Povo Indígena, os túneis permitiriam a circulação dos moradores e evitariam os atropelamentos. Com a desativação do atual trecho, informou, seria possível reflorestar a área. O projeto inicial prevê a construção de apenas um túnel.
O representante do conselho índigena garantiu que o documento foi encaminhado em outubro do ano passado para o Departamento de Estradas de Rodagem (DNER), Procuradoria da República e Fundação Nacional do Índio (Funai). O chefe do Departamento de Estradas de Rodagem (DNER/SC), Roberto Ribas, não foi localizado para comentar a questão. Werá frisou que os índios são favoráveis à duplicação, mas lembrou que a comunidade precisa de compensações.
Os índios elaboraram um documento, que será entregue pela Procuradoria da República, numa reunião que haverá amanhã, em Brasília, na sede do Ibama. Até sexta-feira, o DNER vai apresentar o projeto básico ambiental do trecho Sul.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source