From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios Xerente terão compensação pela construção de Hidrelétrica

08/05/2001

Fonte: Site da Funai



Em breve, as lideranças Xerente irão conhecer os projetos que estão sendo elaborados para compensar os impactos sócio ambientais a serem causados às 34 aldeias, com a construção da Usina Hidrelétrica Lajeado, em Palmas/TO, situada a 15 quilômetros das povoações indígenas. O Conselho Gestor do Programa de Compensação Ambiental Xerente – formado por seis membros da comunidade indígena e representantes da Funai, Ibama, Naturatins e Ruraltins (órgãos estaduais), fórum de ONGs e pelo empreendedor Investco – está adequando os sub-projetos do Programa para atender às reivindicações das comunidades.

Uma equipe do Departamento de Patrimônio Indígena e Meio Ambiente da Funai – Depima, trabalhou na elaboração dos sub-projetos, depois de identificados os impactos sócio ambientais que os 1800 índios Xerente poderiam sofrer com a construção da UHE de Lajeado. Neste momento, os técnicos estão consolidando o Programa para apresentá-lo às lideranças das 34 aldeias. Em seguida, deverão acertar a sua implantação com o empreendedor, junto ao Ministério Público. Daí então, terá início a fase de negociação para executar os projetos voltados para três aspectos: cultura e cidadania; território e recursos naturais; segurança alimentar e geração de renda.

Impactos

A construção da barragem da UHE afeta o regime hídrico, alterando o sistema de cheias e vazantes do rio e deve causar prejuízos às aldeias que praticam agricultura de subsistência às margens do rio. Também interfere diretamente na atividade de pesca, prática comum entre os índios.

O contingente de trabalhadores e o aumento da população que migra com a construção da usina provoca forte impacto social às comunidades indígenas e já pode ser sentido desde o início da obra, quando foi registrado o crescimento de 5 mil habitantes na população de Tocantínea.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source