From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Noticias
Cimi intermediará conflito
25/09/2001
Fonte: Jornal do Tocantins-Palmas-TO
Apesar de não serem reconhecidos pela Fundação Nacional do Índio (Funai) de Gurupi, as famílias (80 pessoas) que invadiram a fazenda Brahma, a 120 quilômetros de Formoso do Araguaia, no último final de semana, afirmam ser das etnias Krahô e Kanela e dizem que querem voltar para a fazenda, onde já residiram. Na tarde de ontem se dirigia para o local a coordenadora do Conselho Indigenista Missionário, Laudovina Aparecida Pereira, que pretendia intermediar o impasse. As famílias afirmam que não querem entrar em choque com os proprietários da Fazenda Brahma. Até o final desta edição não havia sido possível entrar em contato com os proprietários da fazenda e as famílias permaneciam na região. A Associação dos Krahôs afirmou ontem que não reconhece ainda, como parentes, aquelas pessoas que estão se dizendo Krahôs, na Fazenda Brahma, como explicou o vice-coordenador da entidade, Ivo Krahô. Já o assessor da associação, Cainã Cahtxêi, explicou que historicamente ele não pode comprovar que aquelas pessoas são Krahôs. Tem que ser feito um estudo étnico e isso é muito complexo, explicou.
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.