From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios de MS invadem sexta fazenda

08/01/2004

Fonte: OESP, Nacional, p. A7



Índios de MS invadem sexta fazenda

José Maria Tomazela
Enviado especial

A Fundação Nacional do Índio em Amambai confirmou ontem a invasão de mais uma fazenda por índios da etnia guarani na região sul do Mato Grosso do Sul, divisa com o Paraguai. Com a fazenda Chaparral, ocupada pelos índios caiovás-guarani no município de Japorã, já são seis as propriedades rurais tomadas pelos índios, desde o dia 22 de dezembro. Pela manhã, fazendeiros e índios entraram em confronto e agentes das polícias Federal e Militar foram acionados para evitar troca de tiros. Segundo a Funai, além de armas brancas, flechas e tacapes, os índios têm armas de fogo.

O objetivo dos invasores é ocupar 12 imóveis rurais que estão em volta da Aldeia Campo Lindo, que possui 1.600 hectares, até atingir 9.400 hectares, que é a área considerada terra caiovás-guarani por antropólogos da Funai.

Produtores rurais de pelo menos 20 municípios da região participam hoje, no centro de Dourados, de uma manifestação de protesto contra as invasões. O ato está sendo convocado pelo Sindicato Rural do município e ocorrerá na frente do prédio da Justiça Federal. No local, os juízes Odilon de Oliveira e Janete Lima Miguel Cabral estarão o julgando os pedidos de reintegração de posse das fazendas São Jorge, Paloma, São José, Glassuri e São Miguel, invadidas pelos índios caiowás-guarani nos municípios de Iguatemi, Japorã e Sete Quedas, na divisa com o Paraguai.
"Vamos pressionar para que a lei seja cumprida", disse o presidente do sindicato, Gino José Ferreira. Ele espera reunir de 300 a 400 produtores na manifestação, que será pacífica. (Colaborou João Naves de Oliveira)


OESP, 08/01/2004, Nacional, p. A7
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source