From Indigenous Peoples in Brazil

News

Invasões no MS incluem paraguaios

08/01/2004

Fonte: O Globo, O País, p. 8



Invasões no MS incluem paraguaios

Paulo Yafusso
Especial para O GLOBO

CAMPO GRANDE. Mais duas propriedades rurais em Japorã, no extremo Sul de Mato Grosso do Sul, foram invadidas na madrugada de ontem por índios da etnia guarani-caiová, elevando para oito o total de áreas ocupadas em menos de 20 dias. O administrador da Funai em Amambaí, Willian Rodrigues, afirmou ter informações de que guaranis do Paraguai estariam atravessando a fronteira para se juntar aos brasileiros.

Os chefes das invasões dizem que não deixarão as áreas nem que a Justiça conceda a reintegração de posse aos fazendeiros. Eles querem anexar as áreas invadidas ao território indígena já reconhecido pela Funai.

- Despejo, nem pensar. Vamos reagir - disse o cacique Ambrósio Fernandes.

Invasores esperam indigenista para negociar

A expectativa dos invasores era de que o indigenista da Funai Cláudio Romero chegasse ontem à região para negociar. Mas a Funai informou que ele não irá mais à região e que, até sexta-feira, outro técnico será escolhido para a missão.

A decisão preocupa o administrador da Funai. É que, segundo ele, Romero desfruta da confiança dos guarani-caiová, por ter colaborado na solução de outros conflitos indígenas em Mato Grosso do Sul.

- A área de conflito virou um barril de pólvora e a situação pode se complicar ainda mais. A Funai não tem condições de atuar em situações como essa. Não temos pessoal preparado para isso - disse Rodrigues.

Os donos das propriedades invadidas estão concentrados na cidade de Iguatemi, próximo a Japorã. Já os funcionários das fazendas estão sendo alojados em barracões na cidade, já que não existem casas suficientes para serem alugados.

O Globo, 08/01/2004, O País, p. 8
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source