From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Terenas não deixam prefeitura e exigem presença do presidente da Funai

14/01/2002

Autor: Justina Fiori

Fonte: Midianews-Cuiabá-MT



Terminou há pouco, em Rondonópolis, sul do Estado, a reunião entre os 62 índios terenas e o prefeito da cidade, Percival Muniz. As negociações avançaram, no entanto, os índios exigem a presença do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Glênio Alavarez, que está em férias. Os terenas permanecem acampados na prefeitura e querem a presença de um representante da Funai de Brasília em Mato Grosso nesta quarta-feira.

Os índios exigem do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que os laudos das três vistorias realizadas nas fazendas Tarumã, Três Irmãos e Chopada - todas localizadas no sul do Estado - sejam enviados à Funai.

Mais: os terenas exigem que os laudos sejam assinados por um antropólogo, um agrônomo e um ambientalista. Dois profissionais já foram escolhidos: o antropólogo Paulo Isaac, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e o engenheiro agrônomo Luiz Antônio Araújo, da Funai de Cuiabá.

No entanto, falta escolher o ambientalista e o dinheiro para pagar os profissionais. A Funai, cujo orçamento deste ano and anão foi aprovado, não dispõe de recursos.

Com o impasse criado, o prefeito Percival Muniz se comprometeu em pagar as despesas dentro de uma semana. Os índios, contudo, acreditam que esse prazo e longo e não descartam a possibilidade de interditar a BR-163.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source