From Indigenous Peoples in Brazil
News
MEC libera recursos para professor indígena no Acre
23/01/2002
Fonte: Tribuna do Acre-Rio Branco-AC
O Ministério da Educação liberou recursos para a compra de passagens, consultoria, alimentação, combustível e reprodução de material didático de dois cursos que começaram a ser realizados de janeiro a março deste ano para a formação de 293 professores indígenas, de nove etnias, nos estados do Acre e do Amazonas.
O MEC não informou o montante de recursos liberado. Em Rio Branco, 43 professores das etnias Kaxinawá, Katukina, Yawanawá, Apurinã, Machineri, Shawãdawa e Ashanika, pertencentes a 11 terras indígenas do Acre e do Amazonas, participam de curso de formação continuada, que começou em 16 de janeiro e se estende até 1º de março.
Desse grupo de professores, 15 finalizam as primeiras etapas da Formação Inicial do Magistério Indígena, 13 cursam as últimas etapas da formação inicial e 15 cursam a formação continuada. Os professores indígenas lecionam em 40 escolas de oito municípios do Acre e um do Amazonas, onde estudam 1.517 alunos das séries iniciais do ensino fundamental. O curso é coordenado pela Comissão Pró-Índio do Acre (CPIA) com o apoio financeiro do MEC.
Tikuna - De 22 de janeiro a 28 de fevereiro, em Benjamim Constant, no Alto Solimões (AM), acontece a 16ª etapa do curso de Formação de Professores Tikuna em Serviço, atividades de recuperação e um curso de Educação Escolar Indígena para professores que fizeram o ensino médio em escolas regulares. Os professores trabalham em 103 escolas indígenas nos municípios de Benjamim Constant, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Amaturá, onde estudam 8.980 alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. O curso de formação é coordenado pela Organização Geral dos Professores Tikuna Bilíngüe (Ogptb), uma organização não-governamental, com o apoio financeiro do MEC e da Fundação Nacional do Índio (Funai).
O MEC não informou o montante de recursos liberado. Em Rio Branco, 43 professores das etnias Kaxinawá, Katukina, Yawanawá, Apurinã, Machineri, Shawãdawa e Ashanika, pertencentes a 11 terras indígenas do Acre e do Amazonas, participam de curso de formação continuada, que começou em 16 de janeiro e se estende até 1º de março.
Desse grupo de professores, 15 finalizam as primeiras etapas da Formação Inicial do Magistério Indígena, 13 cursam as últimas etapas da formação inicial e 15 cursam a formação continuada. Os professores indígenas lecionam em 40 escolas de oito municípios do Acre e um do Amazonas, onde estudam 1.517 alunos das séries iniciais do ensino fundamental. O curso é coordenado pela Comissão Pró-Índio do Acre (CPIA) com o apoio financeiro do MEC.
Tikuna - De 22 de janeiro a 28 de fevereiro, em Benjamim Constant, no Alto Solimões (AM), acontece a 16ª etapa do curso de Formação de Professores Tikuna em Serviço, atividades de recuperação e um curso de Educação Escolar Indígena para professores que fizeram o ensino médio em escolas regulares. Os professores trabalham em 103 escolas indígenas nos municípios de Benjamim Constant, Santo Antônio do Içá, Tabatinga, São Paulo de Olivença e Amaturá, onde estudam 8.980 alunos de 1ª a 4ª série do ensino fundamental. O curso de formação é coordenado pela Organização Geral dos Professores Tikuna Bilíngüe (Ogptb), uma organização não-governamental, com o apoio financeiro do MEC e da Fundação Nacional do Índio (Funai).
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