From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índia Kaingang conclui mestrado em Direito

16/05/2006

Fonte: Funai-Brasília-DF



Fernanda Kaingang, da etnia Kaingang, do Rio Grande do Sul, está entre as primeiras mulheres indígenas a concluir o mestrado no Brasil. Matriculada na cadeira de Direito, na Universidade de Brasília, ela defendeu a tese, no último dia 11, com o tema : Sobre a proteção dos conhecimentos tradicionais dos Povos Indígenas, em face da Convenção da Diversidade Biológica.

Fernanda se graduou em Direito na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), em 2000, e começou o mestrado dois anos depois. Na opinião dela, apesar do processo de seleção difícil e da rigoriosidade do curso "a escolha valeu a pena". O tema, define Fernanda, vai ao encontro da demanda dos povos indígenas pela preservação da cultura. Para ela, existem várias formas de se defender o direito indígena e a pesquisa acadêmica pode contribuir muito para alcançar essas demandas das comunidades. "Acredito que agora me sinto mais capacitada para colaborar com o meu povo", finaliza.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source