From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Invasão pode chegar ao fim

14/03/2002

Fonte: Diário Catarinense-Florianópolis-SC



União assumiu o compromisso de concluir as obras na Reserva Duque de Caixa

A invasão dos índios Xokleng à Barragem Norte, em José Boiteux, que dura mais de quatro meses para reivindicar a conclusão de obras na Reserva Duque de Caxias, pode ter chegado ao fim.

Ontem à tarde, durante uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, em Brasília, o ministro da Integração Nacional, Ney Suassuna, liberou R 1,5 milhão para o custeio das obras aguardadas pelos indígenas.

Entre os pedidos, está a conclusão e construção de casas, estradas e escolas, que haviam sido prometidos aos Xokleng pelo governo federal na década de 90. Como as obras não foram finalizadas, os índios acamparam na área da Barragem Norte, passando também a controlar as comportas de contenção no Rio Hercílio. O secretário Paulo Cezar Ramos de Oliveira, que representou a causa dos Xokleng na reunião de ontem em Brasília, disse que os recursos estarão à disposição assim que for apresentado um plano para a aplicação da verba. "Na segunda-feira, estaremos reunindo as lideranças indígenas, Funai e representantes do Ministério da Integração para definir a melhor forma de aplicar os recursos", destacou.
Oliveira espera que o plano de execução das obras, elaborado pela Diretoria de Planejamento da Secretaria de Justiça e Cidadania, esteja concluído dentro de uma semana. "Com o esboço do plano pronto, é só enviar a Brasília que o dinheiro já estará liberado", ressaltou o secretário.
Em contrapartida, Oliveira disse que o governo espera agora a liberação da área da represa, tomada pelos índios em novembro do ano passado. "Já fizemos a nossa parte. Agora esperamos pela colaboração dos índios acampados no local", completou
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source