From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios exigem regularização de áreas no Acre e Amazonas

15/04/2002

Fonte: Jornal do Brasil-Rio de Janeiro-RJ



Duzentos índios exigem a imediata regularização das terras onde vivem 15 comunidades do Acre e do sul do Amazonas. A reivindicação foi feita hoje durante o III Encontro de Culturas Indígenas das regiões que acontece em Rio Branco. Entre as comunidades estão os Kampa (auto-denominação Ashaninka), cuja tribo se estende pelo Peru onde foram contemporâneos dos imperadores incas, e os Nawas, que querem parte das terras que hoje compõem o Parque Nacional da Serra do Divisor, considerado o local de maior biodiversidade biológica do Brasil.

Além da exposição de artesanatos, materiais didáticos, livros e CD's, os índios estarão fazendo até sexta-feira uma série de apresentações de canto, dança e até de pajelanças, no espaço cultural do Restaurante Kaxinawá. Ao longo da semana, os índios estarão coletando assinaturas da população pedindo apoio para a demarcação de suas terras.

Todos os dias, a partir das 12h30 serão apresentados vídeos sobre a cultura indígena, danças, cantos e histórias de cada povo. Somente no Acre existem 18 diferentes nações indígenas. Na sexta-feira, lideranças indígenas e indigenistas se reunirão com representantes da Funai no anfiteatro da Universidade Federal do Acre (UFAC) para discutir o reconhecimento e demarcação das terras reivindicadas pelas comunidades, que continuam vivendo sob permanente ameaça de fazendeiros e madeireiros.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.