From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Kokama pedem posse de terras no Amazonas

11/01/2007

Autor: Renan Albuquerque

Fonte: Amazonas em Tempo




Um agrupamento indígena da etnia Kokama, localizado no Estado do Amazonas, está reivindicando, junto ao governo federal, a posse de três territórios no município de Tonantins (distante 1.109 quilômetros de Manaus). O objetivo dos índios é ganhar a identificação das terras e, a partir daí, ter posse sobre as respectivas áreas.

O pedido já está sendo analisado pelo Ministério da Justiça. A previsão de término está para os próximos 12 meses, no mínimo, objetivando-se o reconhecimento ou não dos territórios. A perspectiva da Fundação Nacional do Índio (Funai), instituição que viabilizou a petição, é de que o processo de regularização fundiária das terras não se estenda além do previsto (um ano), levando em consideração a expedição já concretizada da portaria declaratória sobre o caso _ documento previsto em lei para a análise.

As áreas solicitadas para reconhecimento por parte do governo federal são a terra indígena (TI) Barro Alto, com superfície de 1.964 hectares e população de 90 habitantes; a terra indígena Santa Cruz da Nova Aliança, com superfície de 5.759 hectares e população de 241 habitantes; e a terra indígena Prosperidade, com superfície de 4.806 hectare e população de 120 habitantes.

Com a titulação, os índios buscam agregar esse conjunto de três áreas a outras seis terras que, em 2006, foram identificadas como de posse indígena. Todavia, o histórico de territórios reconhecidos durante o último ano (tirando as seis TIs de dezembro) do governo Lula não é muito favorável aos Kokama. Apenas duas foram homologadas, sendo uma na região Norte, aos paraenses, e nenhuma no Amazonas, que quase acaba o ano com as pendências das seis TIs solicitadas.

A análise que o Instituto Socioambiental (ISA) fez sobre o reconhecimento de terras indígenas no Amazonas só foi animador, inclusive, por conta desse último decreto, assinado em dezembro por Lula.

Outra área Kokama

Recentemente, a Portaria 2.359 reconheceu outra TI Kokama, localizada no município amazonense de Tabatinga, com 1.265 hectares. A população existente na área é de 380 índios, segundo mais recente (de 2003), da Funai.

Índios conhecidos

Em 2005, a população Kokama conhecida no Brasil era de 786 pessoas, segundo levantamento do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) de 2005. A etnia está distribuída por comunidades localizadas no alto e médio rio Solimões, no estado do Amazonas, principalmente nos municípios de Tabatinga, São Paulo de Olivença, Benjamim Constant, Amaturá, Santo Antonio do Içá, Tonantins, Fonte Boa, Tefé e Jutaí. Por outro lado, o Conselho Geral da Tribo Ticuna (CGTT) diz que os Kokama somam 9 mil índios, conforme estatísticas colhidas até 2003.

Em território brasileiro, os Kokama habitam as seguintes TIs declaradas: Acapuri de Cima, Espírito Santo, TI São Domingos do Jacapari, Sapotal. Estão em identificação as TIs Guanabara, Sururuá/ Nova Aliança e São Gabriel/São Salvador, além da São Sebastião.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source