From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Funai avalia na 2ª mudanças em aldeias da região Sul

25/05/2007

Autor: Aline dos Santos

Fonte: Campo Grande News



Uma reunião na Funai (Fundação Nacional do Índio), em Brasília, na próxima segunda-feira vai avaliar o pedido de revisão da transferência da Administração Regional de Amambai para Dourados. No dia 9 de maio, foram publicadas duas portarias alterando a organização da fundação no Cone-Sul do Estado. Uma eleva o Núcleo de Apoio da Funai em Dourados à condição de Administração Regional do Cone-Sul. A outra transforma a antiga Administração de Amambai em núcleo de apoio, subordinado a Dourados.

O antropólogo da Funai, Cláudio Romeiro, enviado para explicar as mudanças, vai apresentar o pedido dos indígenas ao presidente da fundação, Márcio de Melo. "Ele já recebeu os documentos e está sensível ao problema", salienta. A decisão gerou descontentamento entre os índios das etnias guarani e caiuá, que realizaram protestos na MS-386 e em frente a Funai de Amambai.

Após a reunião desta sexta-feira, o cacique da aldeia Amambai, Rodolfo Ricartes, disse que as manifestações foram suspensas. "Cada um vai para a casa e volta quarta-feira, quando esperamos que saia uma nova portaria desfazendo as mudanças", acredita. A administração de Amambaí é responsável por cuidar de 22 áreas indígenas, com uma população estimada em 30 mil índios.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source