From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índia de 2 anos morre de subnutrição em MS

02/08/2007

Fonte: OESP, Nacional, p. A9



Índia de 2 anos morre de subnutrição em MS
Caso ocorre um dia após presidente Lula dizer, em Campo Grande, que mortalidade de tribo guarani caiu 82%

João Naves

Morreu ontem mais uma criança indígena vítima de subnutrição na Reserva Indígena de Dourados, a 220 quilômetros de Campo Grande. Apesar de ter sido socorrida no Hospital Universitário de Dourados, Francieli de Souza, de 2 anos, não suportou os efeitos da doença. Segundo os caciques das aldeias Bororó e Jaguapiru, é a oitava vítima neste ano, embora não haja confirmação da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A morte ocorreu um dia depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em viagem a Campo Grande, ter cobrado da imprensa não apenas denúncias, mas destaque para a redução de 82% na taxa de mortalidade de crianças guaranis.

De acordo com um dos coordenadores da fundação na cidade de Dourados, o médico Zelik Trabjer, a desnutrição não é a única causa das mortes de crianças nas tribos. Cláber Cardoso, de 8 anos, por exemplo, tinha paralisia cerebral.

O médico não nega, porém, o quadro de subnutrição em todas as crianças indígenas internadas nos hospitais de Dourados, provenientes das aldeias Bororó e Jaguapiru. Não raras vezes, os pais são surpreendidos com os falecimentos dos filhos, como aconteceu ontem com Claudinéia de Souza, de 25 anos, mãe de Francieli. Abalada, ela contou que internou a filha há duas semanas e teve um choque com a notícia.

OESP, 02/08/2007, Nacional, p. A9
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.