From Indigenous Peoples in Brazil

Noticias

Índia é assassinada com golpes de madeira e serrote em Amambai

10/08/2007

Autor: Kátia Kuratone

Fonte: Midia Max News




A indígena Catarina Carmona, de 18 anos, foi cruelmente assassinada na madrugada da quinta-feira, dia 9, com golpes de um pedaço de madeira e um serrote. O crime aconteceu na Aldeia Amambai, localizada no município de Amambai.

Segundo informações da polícia, Catarina teria saído da residência de uma irmã por volta das 17h, da última quarta-feira e não foi mais vista. O corpo da adolescente foi encontrado na manhã da quinta-feira ao lado de uma mata dentro da reserva indígena. Ela estava com o rosto desfigurado e apresentava vários ferimentos pelo corpo, provavelmente, segundo a polícia, provocados por golpes de serrote, já que ao lado do corpo foi encontrado um pedaço de madeira e um velho serrote, que supostamente foram utilizados para praticar a agressão contra a vítima.

Ainda ontem, a Polícia Civil de Amambai prendeu dois irmãos, sendo Jorge Velasques, de 18 anos e um adolescente de 17 anos, acusados de terem assassinado a indígena. Os dois foram localizados escondidos dentro da aldeia, com o auxílio de lideranças da aldeia.

Os irmãos indígenas negaram a autoria do crime, mas a mãe dos rapazes teria afirmado que reconheceu uma camiseta rasgada que tinha o desenho de uma caveira, encontrada no local do crime como sendo de Jorge. O rapaz que apresentava sinais de dentada na barriga, estava com o rosto machucado e completamente inchado, provavelmente em decorrência de luta corporal com a própria vítima, já que no local onde o corpo de Catarina foi encontrado havia sinais de luta. O menor também apresentava ferimentos no rosto.

A dupla foi encaminhada para o Hospital Regional de Amambai para realizar exames de corpo e delito e tratar os ferimentos. Segundo o delegado encarregado pelas investigações do caso, Claudineis Galinari amostras de sangue encontradas nas vestes dos suspeitos e da vítima serão encaminhadas hoje para perícia de Campo Grande.

A Polícia Civil de Amambai, que investiga o caso, trabalha com a possibilidade do autor ou autores terem tentado estuprar a mulher antes de matá-la, já que Catarina estava com as roupas, inclusive a calça jeans que usava rasgada, porém não havia indícios de abuso sexual.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.