From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Funai "esconde" agasalhos de índios

06/09/2007

Autor: Cristiane Guimarães

Fonte: O Progresso




DOURADOS - Indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó de Dourados prometem mobilizar mais um protesto contra a Fundação Nacional do Índio (Funai), administração do ConeSul. A reclamação desta vez seria sobre a morosidade da fundação em repassar doações à comunidade da Reserva Indígena.

Segundo o vice-capitão da aldeia Jaguapiru, Naor Ramos Machado, a Funai teria recebido uma doação de agasalhos apreendidos pela Receita Federal, mas, ainda não teria repassado. "O inverno está prestes a terminar e até agora nenhum dos 12 mil índios de Dourados receberam as roupas. A doação está escondida no prédio da Funai", afirma ele.
O indígena conta ainda que procurou a Fundação para saber quando as roupas seriam distribuídas. "Estive hoje (ontem) na Funai e conversei com a funcionária Margarida. Ela disse que não poderia fazer nada porque o chefe da Funai estava viajando", afirma o índio caiuá.

A primeira doação para o inverno deste ano aconteceu no final de julho. Contudo, a distribuição não ficou sob a responsabilidade da Funai. Na época indígenas das aldeias Jaguapiru e Bororó receberam 5.600 cobertores da empresa frigorífica Marfrig, de São Paulo.

A assistente social da Funai, Margarida Fátima Nicoletti, confirma que a Fundação recebeu a doação. No entanto, ela garante que os agasalhos estão sendo entregues desde a semana passada. "A Receita Federal doou 25 mil casacos e 5 mil meias infantis. Desta vez estamos priorizando a aldeia de Amambai, já que na última entrega os indígenas de lá não receberam porque a doação não foi suficiente para atender a todos os 40 mil índios da região sul do Estado", explica.

De acordo com a assistente social, a Funai dispõe de apenas um caminhão para atender as aldeias de Dourados, Amambai, Caarapó, Japorã, Sete Quedas, Coronel Sapucaia, Antônio João e tantas outras. "Recebemos a doação há poucos dias e estamos trabalhando para entregar o mais rápido possível", garante Nicoletti.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.