From Indigenous Peoples in Brazil

News

Manifestação é pelo desenvolvimento de Roraima, dizem arrozeiros

10/09/2007

Fonte: Folha de Boa Vista




O contador da empresa Acostumado, Alfredo Prym, afirmou que a manifestação em frente à Polícia Federal é uma reivindicação dos funcionários que, segundo ele, poderão perder o emprego com a retirada dos não-índios da Raposa Serra do Sol.

O rizicultor Ivalcir Centenaro disse que os empresários do setor ofereceriam toda a logística necessária para permanência dos trabalhadores no local. Acrescentou que a manifestação é um alerta para o que poderá acontecer com Roraima. "Os arrozeiros agora estão com o problema relacionado à questão fundiária, mas depois serão os produtores de soja", alertou.

Também presente no movimento, o presidente da Associação dos Pecuaristas de Roraima, Luís Zago, disse que sempre apoiou a mobilização porque defende o Estado. "As pessoas estão desesperadas".

A empresária Isabel Itikawa chegou ao local com uma bandeira do Brasil e disse que participa do movimento como brasileira. "Quero hastear esta bandeira onde puder, porque a sociedade roraimense está sendo agredida pelo Governo Federal", ressaltou.

Conforme a empresária, o governo não cumpriu com o que disse em relação à desintrusão, que seria realocar os produtores e reassentá-los em área compatível.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source