From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Funai vai investir 2,1 milhões na produção de Alimentos na Região do Cone Sul

21/11/2007

Fonte: Agora MS



A Fundação Nacional do Índio Funai (Funai) esta investindo 2,1milhões de reais no atendimento emergencial do subprograma de Segurança Alimentar e Nutricional para a população indígena do Cone Sul de Mato Grosso do Sul. Até esta semana já foram licitados 1,8 milhões na compra de sementes e implementos agrícolas, além da contratação de firmas terceirizadas para o preparo de solo para produção de alimentos.

Tendo como base conceitual o projeto de produção de alimentos executado na aldeia Panambizinho, com apoio do MDS/Fundação Banco do Brasil e Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento - IMAD, a FUNAI inicia o fomento à produção em parte das terras Guarani que apresentam condições de plantio.

Para isso, somam-se os recursos da própria FUNAI (950 mil oriundos de emenda parlamentar) e os repassados pelo MDS (destaque orçamentário) no valor de 497 mil reais, além de 600 mil do orçamento da Funai. Segundo o presidente em exercício da Funai, Aloysio Guapindaia, para 2008, a instituição deverá investir em torno de dois milhões, só orçamento na Administração Executiva Regional do Cone Sul.

Dessa forma, a Funai quer evitar, assim, ações e recursos dispersos e desarticulados. A Funai torna-se a principal "porta de entrada" das ações de auto-sustentação, contando com o apoio e acompanhamento do MDS, prefeituras locais (Dourados, Juti e Caarapó), EMBRAPA e Governo do Estado.

As aldeias atendidas nesse primeiro momento são (Jaguapirú, Bororo, Passo Piraju, Panambi, Takuara, Jarará, Guyraroká) com um total de 1.853 famílias e cerca 1.110 hectares a serem cultivados, que representam uma parte dos aproximadamente 40% de terras aptas ao cultivo existente nos 38 territórios guarani atualmente reconhecidos.

Soma-se aos esforços, o Banco de Alimentos mantido pela Prefeitura de Dourados, com o apoio do MDS, para a compra do excedente da produção familiar (indígena ou não) e distribuição às famílias que ainda não possuem condições de plantar, complementando e enriquecendo as cestas básicas atualmente distribuídas.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source