From Indigenous Peoples in Brazil

News

Terromoto em Minas Gerais deixa famílias do povo Xakriabá desabrigadas

10/12/2007

Fonte: CIMI



O tremor de terra sentido ontem (9/12) no norte de Minas Gerais e que atingiu 4,9 graus na escala Richter matou uma criança identificada como Jessiane Oliveira Silva, 5, e deixou seis feridos. Os seis feridos já foram atendidos em um hospital da cidade e liberados.

O tremor foi sentido na comunidade rural de Caraíbas, distante 35 km de Itacarambi (Minas Gerais). Os povoados que mais sentiram o tremor estão localizados no territorio Xakriabá e que neste momento está sendo matéria de estudo antropológico pela Fundação Nacional do Índio.

O terremoto é o primeiro a registrar uma morte no Brasil, segundo o Obsis (Observatório Sismológico de Brasília), da UnB (Universidade de Brasília), que iniciou seus registros em 1968.

O abalo destruiu integralmente seis casas, mas no total 380 pessoas foram desalojadas pois o abalo atingiu 76 casas. Trinta e cinco famílias foram alojadas na Creche Najila Nemer, em Itacarambi, segundo a Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), do governo de Minas.

Dessas 380 pessoas que se encontram alojados no município de Itacarambi, muitas são Xakriabá. Elas estavam participando do processo de discussão de ampliação de seu território. Ainda segundo o Cedec, outras 41 famílias atingidas foram alojadas em casas de parentes nas vilas de Várzea Grande, distante 8 km de Caraíbas, ambas localizadas em território Xakriabá..

Segundo o governo de Minas, as casas atingidas pelo tremor de terra serão reconstruídas. Colchões, cobertores e cestas básicas saíram de Montes Claros (sul de Minas) rumo a Itacarambi e serão doados às famílias atingidas.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source