From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios: Waldir Neves recorre ao STF para instalar CPI

13/12/2007

Fonte: Campo Grande News



O deputado federal Waldir Neves e seu colega Sebastião Madeira recorreram, com mandado de segurança, ao Supremo Tribunal Federal (STF) para obrigar a Câmara instalar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as causas, conseqüências e responsáveis pela morte de crianças indígenas por subnutrição de 2005 a 2007.

Em 2005, 21 crianças índias morreram vítimas da desnutrição em Mato Grosso do Sul. Na época, uma comissão da Câmara reconhece que a responsabilidade pela fome dos indiozinhos foi a ausência do Estado.

Waldir lembra que o presidente da Câmara dos Deputados reconheceu a necessidade de criação da CPI e, em 15 de outubro deste ano, designou deputados indicados pelas respectivas lideranças partidárias para compô-la, convocando inclusive uma reunião para a instalação e eleição do respectivo presidente. Porém, segundo "a reunião ainda não aconteceu e nenhuma providência foi tomada pela Mesa da Casa para a efetiva instalação da comissão".

No mandado de segurança, os deputados dizem que a autoridade competente para a marcação da reunião de instalação de CPI é o presidente da Casa. "Não instalar a CPI que ele próprio reconheceu necessária resulta em comprometer a própria democracia", afirmam.

Para os deputados, os requisitos necessários e suficientes para a instalação da CPI foram cumpridos. "Os impetrantes têm direito a concorrer a uma das vagas da CPI, todavia, não podem exercê-lo em virtude do descaso da Mesa da Câmara dos Deputados sobre o assunto", salientam os advogados dos parlamentares.

Dessa forma, os impetrantes pretendem que seja determinada pelo STF a imediata instalação e o efetivo funcionamento da Comissão Parlamentar de Inquérito. O relator é o ministro Gilmar Mendes.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.